Em São Felix de Balsas, população é beneficiada com serviços de saúde, lazer e cultura do Sesi Itinerante

Expectativa é que 5 mil pessoas sejam atendidas em três dias

Em ação Itinerante, o Serviço Social da Indústria (Sesi) desembarcou na cidade de São Félix de Balsas, na região Sul do Maranhão, para levar à população serviços de saúde, lazer e cultura. Profissionais e técnicos deixaram os consultórios e clínicas para atender as pessoas que têm acesso limitado a esses tipos de serviços.

Os atendimentos realizados nas unidades móveis do órgão acontecem na praça do Estádio.

Jamyle Santos, 32 anos, mãe da pequena Clara de dois anos, aproveitou a ação do SESI Itinerante na cidade de São Felix de Balsas para consultar a criança que só tinha passado por pediatra assim que nasceu.

“Fiquei imensamente feliz com a oportunidade de atendimento na minha cidade. É tudo muito longe e é muito complicado sair daqui para Balsas. Depois de dois anos, minha filha teve atendimento de qualidade graças à ação social”.

O lavrador João Lima (50) procurou o serviço de oftalmologia após sentir desconforto em um dos olhos. Na consulta, descobriu que será necessário fazer cirurgia de catarata.

“Ter a oportunidade de consultar da vista aqui foi providência divina, pois eu não tenho condições de me deslocar pra Balsas, que é a cidade mais próxima daqui. Agora pretendo ver se consigo essa cirurgia”, conta o produtor rural.

Nos três dias de ação, a expectativa é que sejam atendidas cerca de 5 mil pessoas que terão oportunidade de realizar consultas com pediatra, clínico geral, oftalmologista, exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de participar de oficinas de alimentação saudável, recreação infantil, vacinação, testes rápidos e ações educativas como palestra sobre higiene e saúde bucal com entrega de escova e creme dental.

Osmar Pereira (58) conta que há mais de seis anos não realizava exame de eletrocardiograma. Durante a ação foi atendido, passou pelo clínico geral e ficou contente em saber que vai tudo bem com o coração.

“Agradeço demais essa oportunidade porque há anos tento fazer esse exame e nunca consegui. Da minha cidade até Balsas são 200 km e até chegar lá e conseguir ir ao hospital público esse atendimento é bem complicado”, explicou.

Moradores de povoados próximos também marcaram presença na ação. Vindo do povoado Batateira, que fica a 35 km de São Felix de Balsas, a dona de casa Sebastiana Sousa aproveitou a oportunidade para passar pela unidade móvel de odontologia. “O atendimento é muito bom, consegui fazer obturação e limpeza dos dentes”.

A ação finalizada todos os dias com a entrega de sopão nutritivo foi bem aceita pela população que agradeceu a passagem do SESI Itinerante pelo município.

“Veio em uma boa hora porque precisávamos muito desses atendimentos e os moradores de São Felix agradecem demais essa oportunidade”, conta entusiasmada Ducilene Silva.

“Estamos imensamente gratos por essa parceria com o Sesi. Ofertar a chance dos moradores da nossa cidade serem atendidos aqui e não precisarem se deslocar para Balsas, em caso de algumas especialidades que nós não temos, é uma grande contribuição para o nosso município”, finaliza o secretário municipal de saúde, Alex Silva.

A coordenadora do Sesi Itinerante, Lenildes Silva, destaca que a iniciativa visa beneficiar o maior número de pessoas.

“Já atendemos em vários municípios, contribuindo com inúmeros maranhenses que recebem os serviços de saúde, se divertem e participam de palestras educativas, oficinas de alimentação, entre outros serviços. É uma ação que muito nos alegra porque conseguimos alcançar toda família, desde crianças aos adultos que necessitam desses atendimentos”.

Prefeitura abre programação de aniversário de São Luís com espetáculo em homenagem a Gonçalves Dias

Evento será nesta sexta-feira no Palácio La Ravardière

“São Luís em poesia, canções para Gonçalves Dias” é o nome do espetáculo que vai abrir a programação da Prefeitura de São Luís que celebra os 411 anos de fundação da capital maranhense. O evento será nesta sexta-feira (1°), a partir das 19h, em frente ao Palácio La Ravardière, cuja fachada estará decorada em homenagem ao poeta maranhense que, este ano, celebra seu bicentenário de nascimento.

Com a participação de nove artistas locais, o espetáculo “São Luís em poesia, canções para Gonçalves Dias” reúne música e teatro para que, ao tempo em que ressalta as belezas da cidade, também relembra a vida e a obra do escritor maranhense, considerado um dos grandes expoentes do romantismo brasileiro.

“Este espetáculo é o início de uma grande programação pensada de forma a celebrar nossa cidade em seus 411 anos. Preparamos uma variedade de shows voltados para todos os públicos e a primeira noite será de homenagens a São Luís e ao grande poeta maranhense Gonçalves Dias. A seguir, no palco montado na Praça Maria Aragão, daremos seguimento à programação cultural que é sempre tão aguardada por nossa população”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O espetáculo tem idealização do secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe; direção teatral e roteiro de Tedd Mac; direção musical de Renato Serra e direção coreográfica de Thayná Matarazzo.

Integram o repertório as músicas “São Luís Terra de Tambor”, interpretada por Anastácia Lia; “Ilha Magnética”, na voz de Fátima Passarinho; “São Luís Ilha do Amor”, com Guilherme Jr; “De Teresina a São Luís”, cantada por Ruam Duanny; “São Luís Ilha Jamaica”, na voz de Luciana Pinheiro; “São Luís de Coração”, com Alessandro Batista; “Namorada do Sol”, interpretada por Adriana Bosaipo; “I Juca Pirama”, com o cantador e amo do Boi de Morros, Lobato; “Ilha Bela”, com George Gomes. Ao final, todos subirão ao palco para entoarem o hino da cidade, “Louvação a São Luís”, cuja letra é do poeta Bandeira Tribuzi.

Para imprimir uma dinâmica diferenciada à apresentação, atores interpretando Gonçalves Dias, sua musa inspiradora Ana Amélia e outros personagens que fizeram parte da vida do poeta subirão ao palco, intercalando com as apresentações musicais, para levar à plateia fatos que marcaram a trajetória do autor de “Canção do Exílio”.

Para compor o cenário do espetáculo, a fachada do Palácio La Ravardière recebe uma decoração especial que permanecerá durante todo o mês de setembro, com grandes painéis que representam lombadas de livros com nomes de obras e imagens de Gonçalves Dias.

“Esta é uma forma que a gestão do prefeito Eduardo Braide encontrou de homenagear a cidade no seu aniversário de 411 anos e, ao mesmo tempo, celebrar Gonçalves Dias em um espetáculo que promete emocionar a todos que vierem assistir, abrindo com chave de ouro a nossa extensa programação que segue nos próximos dias”, concluiu o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

Carga tributária e alta taxa de juros são os maiores problemas enfrentados pela pequena indústria

Empresários da pequena indústria estão confiantes, mas melhoria é tímida

A carga tributária e a alta taxa de juros são os maiores problemas enfrentados pela pequena indústria brasileira. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os empresários da indústria da transformação, com 10 até 49 funcionários, indicaram que a carga tributária está em primeiro lugar no ranking dos principais problemas, com 41,6% das indicações. Para a indústria da construção, as taxas de juros elevadas estão em primeiro lugar, com 33,3%. 

O economista e pesquisador Felipe Queiroz afirma que a pequena indústria é onerada pelo complexo sistema tributário brasileiro.

“Hoje nós temos uma carga extremamente excessiva e complexa, que demanda um exército enorme de contadores, de tributaristas, especialmente para saber o que tem ou não que pagar e quanto pagar. O processo de simplificação e de reforma tributária traz ganhos e eficiência para diversas cadeias produtivas e, no caso específico da indústria, tira um peso, um ônus e passa a dividir de modo mais equânime sobre diferentes setores de atividade.”

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) defende que a reforma tributária vai trazer um alívio para os empreendedores da pequena indústria.

“E o primeiro passo foi dado. Qual é o primeiro passo? A simplificação. Se gasta muito recurso, muita energia para superar as barreiras burocráticas que a nossa legislação tributária impõe. E a mudança da estrutura tributária, para que o tributo se faça no destino e não na origem, eu acho que é uma coisa bastante relevante. Espero que seja possível, nesse debate que ainda está em curso, ampliar as diferenciações tributárias para o pequeno negócio e particularmente para a pequena indústria.”

Segundo o parlamentar, o Brasil enfrenta uma fase desafiadora para construir um ambiente favorável para a retomada da industrialização e “a reforma tributária pode desempenhar um papel fundamental nisso e já começou bem, na minha opinião”, avalia.

Confiança – Ainda de acordo com o levantamento da CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as indústrias de pequeno porte aumentou 1,3 ponto entre junho e julho de 2023, passando de 50,6 pontos. É a primeira vez este ano que o indicador ultrapassa a linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança e a falta dela, mas ainda segue abaixo da média histórica de 52,8 pontos.

Segundo o economista Felipe Queiroz, a redução da taxa básica de juros e o conjunto de medidas de incentivo à produção e ao consumo adotadas ao longo dos primeiros meses do ano têm surtido um efeito gradual na confiança do empresário.

“Ao longo dos últimos anos, a taxa básica de juros aumentou de modo substancial. E não obstante a isso, há um reflexo direto sobre o custo de financiamento do empresário industrial, especialmente para os pequenos industriais que necessitam captar recursos de capital de giro, de investimento. Outro ponto é que o governo tem adotado um conjunto de medidas para produzir a retomada do crescimento e um ambiente melhor de negócios, ou seja, medidas como reforma tributária são vistas de modo muito positivo. Então o que temos observado é que a economia brasileira começa a engrenar e isso afeta o humor, mas ainda de modo muito tímido.”

O economista e professor de mercado financeiro da Universidade de Brasília (UnB), César Bergo, também relaciona a confiança do empresário industrial com a redução da taxa básica de juros. 

“Um dos fatores importantes para a melhoria desse cenário é a redução da taxa de juros que vem acontecendo. Então, na última reunião do Copom, o Banco Central reduziu a taxa de juros. Isso vai ter um impacto direto nesse fator motivacional do pequeno empresário industrial, porque a indústria depende muito do crédito e também o crédito afeta diretamente o serviço, sobretudo a venda de bens duráveis.”

Segundo o Panorama da Pequena Indústria, o índice de perspectivas da indústria de pequeno porte — que capta as expectativas para os próximos seis meses — apontou um aumento de 2,1 pontos em julho de 2023 e alcançou 49,5 pontos. 

(Fonte: Brasil 61)

Operação integrada das polícias Civil e Militar prende nove suspeitos de tráfico de drogas na zona rural de São Luís

Operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por meio das Polícias Militar e Civil, prendeu nove pessoas em povoados da zona rural de São Luís. Os alvos da ação são suspeitos de participarem de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas.

Logo ao amanhecer, cerca de 100 policiais militares e civis chegaram à região. Parte do grupo ocupou territórios da ilha de Tauá-Mirim, onde se situam os povoados de Jacamin, Embaubal, Portinho, Amapá e Ilha Pequena, na zona rural de São Luís. A região tem sido utilizada pelos criminosos, segundo apontam as investigações, como esconderijo.

Ao todo, nove suspeitos foram presos, sendo cinco no povoado Jacamin e quatro na Estiva. Além da ilha de Tauá-Mirim, os policiais também fizeram buscas na Estiva, Vila Samara, Coqueiro, entre outros povoados rurais, onde apreenderam uma motocicleta com chassi raspado, um revólver taurus calibre 38 com munição, um simulacro de arma de fogo, além de entorpecente.

“O sistema de segurança tem agido forte contra o crime. Esta foi mais uma operação de combate a facções, com objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra suspeitos de lideraram o tráfico de entorpecentes na Grande Ilha, e que se refugiam nesses povoados afastados, de difícil acesso. Foi uma ação exitosa e que vai prosseguir não apenas em São Luís”, informou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Conforme explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, a operação é resultado de investigações com o objetivo de desarticular grupos criminosos. Foram cumpridos mandados de prisão e de buscas, solicitados ao Poder Judiciário. O objetivo é prender suspeitos, desarticulando a atuação desses criminosos que atentam contra a ordem pública”, enfatizou. Segundo ele, entre os presos de hoje estão foragidos da Justiça, de alta periculosidade, suspeito inclusive da prática de homicídio, entre outros crimes.

Reforço – O comandante Geral da Polícia Militar, Paulo Fernando, destacou que a operação deflagrada nesta quarta-feira (30) ocorre como reforço das ações de intensificação do policiamento na zona rural da capital, “medida que já vem sendo adotada pelo Sistema de Segurança Pública do Maranhão há mais de um mês, por meio do 21º Batalhão de Polícia Militar em conjunto com o 12º Distrito Policial”, enfatizou. Ele destacou ainda que os trabalhos de combate à criminalidade nessa região da capital contam com o apoio das forças especializadas, como Bope, Choque, Rotam, Feisp, entre outras.

Paulo Fernando também destacou a continuidade dos trabalhos de reforço policial na Zona Rural até que sejam cumpridos todos os mandados e aprendidos todos os suspeitos de atuarem na área.

“Hoje cumprimos uma etapa da operação. Vamos prosseguir com as ações até que todos os suspeitos de integrar grupos criminosos sejam presos. Nosso objetivo é garantir segurança para a população”, destacou.

A operação denominada Jacamin Seguro, em alusão a um dos povoados tradicionais da região, contou com a participação de 100 policiais civis e militares, o suporte de 42 motocicletas e 12 viaturas.

Estiveram à frente das operações o delegado Renato Fernando, titular do 12º DP; delegado Paulo Arthur Franco, da seccional Sul; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ilmar; tenente-coronel Bayma, tenente-coronel Wellington, tenente-coronel Soares Júnior, tenente-coronel Fábio e Major Leonardo, comandante do Bope.

Presidente da Federação das Indústrias participa do lançamento da Agenda Pró-Amazônia 

Documento contempla medidas para financiamento, tributação, infraestrutura, energia, transportes e meio ambiente 

A comitiva da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), formada pelo presidente da instituição, Edilson Baldez, e pelos vice-presidentes Fábio Nahuz e Cláudio Azevedo, participou nesta quarta-feira (30), em Brasília (DF) do lançamento da Agenda Prioritária da Ação Pró-Amazônia para os anos de 2023 e 2024. O documento foi apresentado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) num café da manhã, que contou com a presença de parlamentares, autoridades e lideranças empresariais dos estados que integram a Amazônia Legal.

A Fiema convidou todos os membros da bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Entretanto somente compareceram ao evento o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e os deputados federais: Pedro Lucas, Aluísio Mendes, Pastor Gil e Benjamin de Oliveira.

O objetivo da agenda é ajudar a região a aprimorar as políticas de desenvolvimento locais. Ao todo são 23 recomendações contempladas em seis temas macro: financiamento, tributação, infraestrutura, energia, transportes e meio ambiente.

Na abertura do encontro, o presidente da Ação Pró-Amazônia, Roberto Magno Martins Pires, destacou que a agenda aponta caminhos que podem mudar a região Amazônica.

“São ações que envolvem iniciativa privada, parlamento e o governo e buscam reduzir as desigualdades, promovendo o crescimento regional, o fortalecimento das cadeias produtivas e a qualidade de vida dos seus mais de 28 milhões de habitantes”, disse.

O desenvolvimento regional é uma questão crucial para o avanço do crescimento sustentado do país e, nesse contexto, a Amazônia desempenha papel fundamental. A região, que ocupa 60% do território brasileiro, é responsável por 11,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Mas ainda tem muito a avançar em políticas públicas que solucionem questões estruturantes capazes de combater as desigualdades, promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida da população local.

Em seu discurso o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, solicitou que fosse incluído na agenda a questão das comunicações. “A conectividade nos dias de hoje é essencial em qualquer lugar do mundo. Estamos trabalhando com muito afinco a implantação da tecnologia 5G, por determinação do presidente Lula. Então gostaria que na agenda também seja acrescentado o tema das comunicações”, argumentou.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou a importância do encontro e da presença dos parlamentares maranhenses. “O evento teve um saldo muito positivo, principalmente pela presença dos nossos deputados que mostraram comprometimento com a nossa pauta. Precisamos gerar emprego, economia, estrutura e rever às questões ambientais. Quero destacar a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que prometeu empenho da sua pasta nos assuntos referentes ao desenvolvimento da Amazônia”, afirmou.

Entre os assuntos abordados estão a redução de taxa de juros dos Fundos Constitucionais de Financiamento das operações de crédito não rural, redução de taxa de juros, obras paradas e modernização dos setores elétrico e de gás natural, desenvolvimento de uma economia baseada no uso dos recursos da biodiversidade e das florestas nativas, geração de emprego e renda na região, além do processo de regularização fundiária.

SOBRE A AÇÃO PRÓ-AMAZÔNIA – Associação sem fins lucrativos formada pelas Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Lega que tem como finalidade promover a integração das diretrizes e as ações das Federações associadas, visando o desenvolvimento socioeconômico da Região Amazônica.

Criada em 26 de novembro de 1991, a entidade foi formada inicialmente pelas Federações das Indústrias dos Estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, de Mato Grosso, do Maranhão, do Pará, de Rondônia e de Roraima. Em junho de 1992, a Federação das Indústrias do Tocantins juntou-se ao grupo.

ASSISTIR AO VIVO São Paulo x LDU Copa Sul-Americana 2023, HOJE (31/08), ESCALAÇÃO E PALPITES

Por MRNEWS:

Futebol ao vivo na TV e no celular é hoje: São Paulo x LDU acontece  HOJE (31/08) às 19 hs, confira detalhes de transmissão e prováveis escalações. O São Paulo é o mandante da partida. Cabe lembrar que o atual campeão da competição é o Del Valle , que também reconquistou a Supercopa Sul-Americana sobre o Flamengo.

A partida de hoje é válida pela Copa Sul-Americana 2023 acontecerá como na data descrita acima. 

 

–>

 

  

 

Assistir São Paulo x LDU pela Copa Sul-Americana 2023 ao vivo e grátis na internet (online) HOJE (31/08) às 19 hs

Todos os jogos da Copa Sul-Americana 2023 serão transmitidos pela TV CONMEBOL. Outros jogos também serão transmitidos pela ESPN, STAR+ e Paramount Plus. O SBT está na disputa das transmissões e a TV Conmebol poderá transmitir algumas partidas.

O MRNews alerta que qualquer outro meio de transmissão que não seja a TV aberta e o STREAMING não é autorizado e pode ser ilegal a distribuição de imagens. Por isto o site indica apenas o aplicativo para que você assista de forma segura o jogo.

 

PALPITES

 

 

19:00 Fortaleza x América-MG – PARAMOUNT +
19:00 São Paulo x LDU – ESPN/STAR PLUS

JOGOS DE HOJE E TRANSMISSÃO

QUEM TRANSMITE A SUL-AMERICANA PARA O BRASIL?

O atual campeão da competição é o ATHLETICO-PR , que venceu a competição em 2021 e é o time a ser batido este ano. A Copa Sul-Americana deste ano contará com 6 clubes brasileiros, 6 clubes da Argentina e 4 clubes de outros países do continente. Além disto, 10 times são classificados por desempenho na Libertadores da América. Os oito terceiros colocados na fase de grupos da competição se classificam e os dois melhores quartos colocados.

Fique atento no site do MRNews para conferir as transmissões dos jogos. Confira os jogos de hoje NA tv

Após definidos os confrontos da segunda fase da disputa, ainda não se tem, ao certo, onde os jogos serão transmitidos para o Brasil. Após a pandemia, a DAZN não renovou com a CONMEBOL. Por outro lado, o SBT demonstrou interesse em transmitir partidas da competição que só tem fase de mata-mata. A TV Conmebol irá transmitir as primeiras partidas.

   

Estados Unidos é o destino favorito dos brasileiros no exterior, aponta estudo da Nomad

Capitólio dos Estados Unidos

Brasileiros transacionaram até US$ 1 mil dólares no cartão

Um levantamento realizado pela Nomad, fintech que facilita o acesso dos brasileiros a uma vida financeira global, mostrou que os Estados Unidos continua sendo o destino favorito dos viajantes no exterior. Portugal aparece em segundo lugar e a Itália em terceiro, como sendo os países mais visitados em 2022, ano em que o turismo voltou a aquecer após a reabertura das fronteiras internacionais e o fim das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

A pesquisa se propôs a entender o perfil do viajante no exterior a partir do cruzamento dos dados de 50 mil clientes da empresa que realizaram viagens internacionais em 2022. “A análise dessas informações nos ajuda a prever tendências de consumo e a antecipar soluções para que o turista brasileiro tenha uma experiência cada vez melhor com a Nomad”, revela Lucas Vargas, CEO da Nomad.

Sobre os gastos em viagens, 41% dos brasileiros transacionaram até US$ 1 mil dólares no cartão, provando que é possível se programar para uma viagem internacional com menos dinheiro do que se imagina. Apenas 36% dos turistas gastaram mais de US$ 2 mil dólares por viagem. “Embora muitos viajantes ainda levem dólares na carteira, temos observado um aumento no número de clientes que preferem viajar apenas com o cartão Nomad, aproveitando a possibilidade de fazer saques nos caixas eletrônicos de outros países”, esclarece Caio Fasanella, Head de Investimentos da Nomad.

De acordo com a pesquisa, 65% dos viajantes são homens e 37% dos viajantes de ambos os sexos estão na faixa etária entre 30 e 40 anos. Em segundo lugar, representando 29% dos turistas, estão os adultos entre 40 e 50 anos. Já os mais jovens, entre 20 e 30 anos, ocupam o terceiro lugar, sendo 17% do total. “Podemos concluir que a idade média do viajante global é 39 anos”, diz Vargas.

Os estados de onde partiram o maior número de viajantes foram São Paulo, em primeiro lugar, com 44% do total analisado, seguido do Rio de Janeiro com 11% e Minas Gerais com 7,7%. Sobre o tempo de cada viagem, os dados mostram que 33% das viagens duraram uma semana e 25% das viagens tiveram uma duração maior de até duas semanas.

Outro ponto observado é que a maioria dos brasileiros que vão para Europa, cerca de 75%, passam por mais de um país. “Isso acontece pela facilidade no deslocamento entre os países europeus. Por conta das distâncias mais curtas, é possível aproveitar a viagem para expandir o roteiro”, explica o CEO.

O turismo de compras também é algo comum entre os viajantes que visitam os Estados Unidos. Prova disso é que a pesquisa aponta a loja oficial da Apple como a preferida dos brasileiros, seguida pela Ross Dress For Less, Walmart e Best Buy.

Recorde de remessas – O brasileiro nunca enviou tanto dinheiro para fora do Brasil. No período de janeiro a junho deste ano, houve um crescimento no envio de remessas internacionais que atingiu o patamar mais alto da série histórica do Banco Central, somando US$ 165.680 milhões.

Em maio, época em que o dólar oscilou abaixo dos R$ 5, a Nomad bateu seu recorde de remessas, alcançando um total três vezes maior do que em dias com o dólar mais elevado. “O número de contas abertas nesses períodos de baixa no dólar também aumentou o equivalente a 25%, em comparação aos períodos de câmbio menos favoráveis”, afirma Fasanella.

De acordo com o executivo, alguns dos atrativos da conta internacional em dólar da Nomad são a economia de até 10% em transações internacionais, possibilidade de parcelar os valores das compras feitas no exterior, além do investimento em mais de mil ações, 668 ETFs e 121 fundos imobiliários norte-americanos, todos acessíveis a partir de US$ 1 dólar e sem taxa de corretagem.

Sobre a Nomad – A Nomad é uma fintech brasileira criada em 2019 com o objetivo de facilitar o acesso dos brasileiros a uma vida financeira global, oferecendo aos clientes simplicidade, praticidade e menos custos nas transações internacionais. Por meio do app, a empresa oferece soluções financeiras como câmbio, remessas, pagamentos, compras internacionais e uma conta de investimentos para acessar ações e ETFs negociados nas bolsas de valores dos EUA. Através da conta corrente, os clientes podem construir seu patrimônio financeiro em dólar, além de realizar transferências internacionais. Com o cartão de débito, os clientes podem fazer compras internacionais economizando em torno de 10% quando comparado com um cartão emitido no Brasil.

O cartão Nomad é aceito em mais de 180 países onde é possível realizar compras presenciais ou virtuais, além de fazer saques em caixas eletrônicos (ATMs). Mais informações podem ser obtidas em www.nomadglobal.com.

Brasil tem saldo de 142 mil postos com carteira assinada em julho e 1,16 milhão no ano

Um total de 43,6 milhões tinham carteira assinada em julho

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged )de julho mostram que o emprego formal no país apresentou a preservação de 142.702 postos de trabalho no mês. O saldo positivo foi puxado pelo setor de serviços, que gerou 56.303 postos (39% do saldo) e comércio, com 26.744 postos (19% do saldo).

No acumulado do ano, são 1,16 milhão de postos de trabalho, saldo positivo nos cinco grupamentos econômicos avaliados e em 26 das 27 Unidades da Federação.

Os dados, apresentados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em entrevista coletiva, demonstram que o país tem um estoque total de 43,6 milhões de empregos formais, o maior número já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020). O salário médio real de admissão em julho foi de R$ 2.032,56, aumento de R$ 19,33 em comparação com o valor de junho, que foi de R$ 2013,23.

Saldo positivo – No mês de julho, todos os grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O saldo de 56.303 postos formais de trabalho no setor de serviço foi maior nas áreas de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (27.218 postos), alojamento e alimentação (9.432 postos) e transporte, armazenagem e correio (8.904 empregos) no mês.

No Comércio, o destaque foi o setor varejista de produtos farmacêuticos (+3.554) e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados (+2.419) e minimercados (+1.704). A Construção Civil teve saldo positivo de 25.423 postos e a Indústria, de +21.254 postos no mês.

Em termos geográficos, apenas no Rio Grande do Sul (-2.129) houve queda do emprego formal, que ficou positivo nas outras 26 unidades da federação. Os maiores saldos foram em São Paulo (43.331), Rio de Janeiro (12.710) e Minas Gerais (12.353).

Entre os grupos populacionais, houve crescimento de 43.947 postos para mulheres e 98.755 para os homens. No que se refere à População com Deficiência, identificou-se saldo positivo de 452 postos de trabalho. O emprego em julho foi positivo para pardos (75.918), brancos (15.919), pretos (13.035), amarelos (720) e indígenas (311).

Estoque – O país chegou a um total de 43,6 milhões de empregos formais em julho, o maior número já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020). As informações mostram ainda que o salário médio real de admissão em julho foi de R$ 2.032,56, um aumento de R$ 19,33 em comparação com o valor de junho, que foi de R$ 2013,23.

No mês de julho, todos os grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O saldo de 56.303 postos formais no setor de serviço foi maior nas áreas de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (27.218 postos); Alojamento e alimentação (9.432 postos); e Transporte, armazenagem e correio (8.904 empregos) no mês.

No Comércio, o destaque foi o setor varejista de produtos farmacêuticos (+3.554) e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados (+2.419) e minimercados (+1.704). A Construção Civil teve saldo positivo de 25.423 postos e a Indústria, de +21.254 postos no mês.

Entre os grupos populacionais, houve crescimento de 43.947 postos para mulheres e 98.755 para os homens. No que se refere à População com Deficiência, identificou-se saldo positivo de 452 postos de trabalho. O emprego em julho foi positivo para pardos (+75.918), brancos (+15.919), pretos (+13.035), amarelos (+720) e indígenas (+311).

 

Territory agora oferece mais por preço menor

Carroceria mais larga e alta do que a do Jeep Compass

Desde 1965 quando lançou o Bronco nos EUA como ano-modelo 1966 a Ford acumulou experiência no segmento de SUVs. Aqui foi responsável pelo primeiro utilitário esporte compacto, o EcoSport em 2003, que ficou sem concorrentes diretos até 2011 quando o Renault Duster estreou.

Encerrada a produção do EcoSport no Brasil, começou a importar o Territory do seu parceiro da China JMC, mas o produto apresentava limitações. Essa nova geração mostra uma evolução bem marcante a começar pelo estilo. Chama atenção a carroceria mais larga e alta do que a do Jeep Compass e pouco menor que o Commander de sete lugares. Porém a distância entre eixos (2.720 mm) cresceu apenas 10 mm.

Ainda assim quem viaja atrás ganhou espaço e assoalho plano. Os bancos dianteiros elétricos são confortáveis e ventilados, com 10 regulagens para o motorista e 4 para o passageiro. Há duas telas geminadas de 12,3 pol. para quadro de instrumentos e sistema multimídia com carregador por indução e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de quatro portas USB. Todo o interior tem acabamento e materiais muito bons. Porta-malas agora com 448 litros (100 a mais).

Há um convincente pacote de segurança que inclui câmera 360°, sensores de obstáculos traseiro e dianteiro, frenagem autônoma de emergência (porém sem detectar pedestre e bicicleta), entre outros.

Motor 1,5 L turbo a gasolina ganhou vida – 169 cv e 25,5 kgf·m – e na viagem de avaliação foi rápido nas ultrapassagens, facilitadas pelo novo câmbio automatizado com duas embreagens banhadas a óleo e sete marchas. Em uso urbano tem o indispensável freio eletrônico de imobilização e ótima dirigibilidade.

O preço ficou menor: R$ 209.990 (R$ 10.000 a menos que o Territory anterior). Também é mais barato que Jeep Compass e VW Taos.

Elétrico BMW i7 60 alia grande conforto e desempenho

Novo modelo de topo da marca alemã é recheado de superlativos. A começar, dessa vez, por quem senta no banco traseiro que dispõe de uma inédita tela de 31 pol. que se desloca do teto, com resolução 8K, além de 36 alto-falantes e 1.865 W de potência sonora. O passageiro do lado direito do banco conta com a função “primeira classe”: pode esticar as pernas à vontade com avanço elétrico do banco do passageiro dianteiro. Pacote de streaming de 20 GB/mês por um ano, com conexão 5G, é da Amazon Fire TV.

Todas as portas têm abertura elétrica que pode ser completa ou parcial, se os ocupantes preferirem. Quem está ao volante também conta com alto nível de tecnologia e duas telas conjugadas de 12,3 e 14,9 pol.

As dimensões do i7 impressionam: 5.390 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e entre-eixos de 3.210 mm. Porta-malas segue o tom com volume de 500 litros. O sedã tem sistema de estacionamento totalmente automático.

Também oferece direção autônoma de Nível 3: o motorista não precisa tocar no volante, mas deve supervisionar o tráfego. O que porém só se aplica a algumas regiões da Alemanha, EUA e Japão.

Essa versão elétrica do sedã BMW de topo Série 7 conta com um motor em cada eixo, potência total de 544 cv e torque imediato de 77 kgf·m. A bateria de 101,7 kW·h permite até 479 km de alcance, ciclo Inmetro. Apesar de massa total de 2.595 kg, acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 s.

Preço é tão superlativo quanto o carro: R$ 1.282.950. Este ano a marca alemã pretende dobrar as vendas de modelos híbridos e elétricos.

Queda nos juros de financiamento, segundo o BC

Em julho o Banco Central informou que os juros para financiamento de carros novos (CDC) caíram para 26,1% ao ano. Isso ainda sem os reflexos da redução da taxa básica Selic em agosto e pode indicar uma tendência de redução mais acelerada nos próximos meses.

As concessionárias de veículos estão ansiosas para que a normalização chegue o quanto antes. Na semana passada o 31º Congresso & Expo Fenabrave, realizado no São Paulo Expo, atingiu os objetivos com sucesso. Ao fazer um balanço do evento o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr, ressaltou a importância do mercado de carros usados que se reflete no comércio de veículos novos.

“Ideal seria dinamizar o Renave – Registro Nacional de Veículos em Estoque. Aplicado também aos usados garantiria mais segurança às transações. Bancos e financeiras estão sofrendo com a inadimplência e isso pesa muito na formação das taxas de financiamento”, concluiu.

Novo visual e equipamentos na Saveiro 2024

São 41 anos de mercado – a mais longeva picape compacta – e 1,6 milhão de unidades vendidas. A Saveiro 2024 continua com quatro versões e o mesmo motor EA-211 flex de 1,6 L, 116 cv (E)/106 cv (G) e 16,1 kgf·m/15,4 kgf·m, além do câmbio manual de seis marchas. No entanto, a revitalização de suas linhas chega no momento em que as picapes chamam mais atenção de compradores como modelo da moda nas versões de quatro portas e cabine dupla.

Capô mais alto, grade de linhas marcantes, para-choque de aspecto mais robusto e reposicionamento dos faróis de neblina, além de retoques nas lanternas traseiras e para-choque completam o visual. A versão de topo Extreme recebeu novas rodas de liga leve de 15 pol. e desenho de belo visual.

No entanto, câmbio automático e motor turbo continuam de fora das mudanças mecânicas que lhe dariam mais competitividade. Devem surgir somente quando sua arquitetura for a mesma do Polo, ainda sem previsão.

A impressão de alta robustez se confirmou tanto no asfalto quanto na terra com caçamba vazia e também lastreada com sacos de areia em viagem de testes de mais de 200 quilômetros. Os preços vão de R$ 95.770 a R$ 114.850.

GWM confirma elétrico Ora 03 por R$ 150.000

Nada de preço com os enganosos decimais quebrados. A GWM confirmou R$ 150.000 para o Ora 03, na versão Skin e R$ 184.000, na GT para os hatches elétricos de entrada da marca. Haverá ainda uma série especial Skin Copacabana (200 unidades) pelos mesmos R$ 150.000 e com opcional de teto solar por exatos R$ 10.000. Ambos estão em pré-venda, porém as entregas só no final de novembro ou começo de dezembro próximos.

A principal diferença da versão GT, que tem o mesmo desempenho apesar da sigla inadequada, é uma bateria de maior capacidade: 48 kW·h na Skin e 63 kW·h, respectivamente. O alcance ainda não foi homologado pelo Inmetro, mas deverá ser 30% maior que o Skin. Potência de 171 cv, 25,5 kgf·m de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 s, bem mais rápido que o BYD Dolphin de dimensões maiores e apenas 95 cv, 18,3 kgf·m e 10,9 s, respectivamente, com preço de R$ 149.800. Ainda não foi possível avaliar o desempenho no dia a dia do compacto da GWM.

O Ora 03 mostra um estilo mais jovial que seu rival direto e destaca-se pelo pacote de segurança passiva e ativa. Foi muito bem avaliado pelo Euro NCAP e é o primeiro compacto com airbag central entre os dois bancos dianteiros.

__________________

Ressalva: O preço do Fiat 500e avaliado na coluna anterior foi reduzido para R$ 214.990 em junho, embora o site da marca informasse R$ 224.990 na semana passada. Agora está atualizado.

Edilson Baldez reúne lideranças em Brasília para debater desenvolvimento da Amazônia

Edilson Baldez (C) com Fábio Nahuz e Cláudio Azevedo reuniram os membros das bancadas maranhenses na Câmara e no Senado, nesta quarta-feira (30), em Brasília, para um debate sobre a Amazônia

CONVERSA FRANCA

Encontro da Fiema em Brasília

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e os vice-presidentes executivos, Fábio Nahuz e Cláudio Azevedo, convidaram todos os membros da bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, nesta quarta-feira (30), para um café da manhã com a Ação Pró­-Amazônia.  

A associação reúne os presidentes das federações das indústrias dos estados da Amazônia Legal: Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), do Amazonas (FIEAM), do Maranhão (FIEMA), do Amapá (FIEAP), do Pará (FIEPA), de Mato Grosso (FIEMT), de Roraima (FIER), de Rondônia (FIERO) e do Tocantins (FIETO). O evento teve apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é realizado na sede da entidade em Brasília. Na oportunidade, haverá o lançamento da Agenda Prioritária da Ação Pró-Amazônia para o 2º semestre de 2023, com continuidade para 2024 e demais assuntos pertinentes a região. 

“A contribuição do parlamento ao setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento sustentável em toda a Região da Amazônia Legal, visando o fortalecimento da indústria em todo o Brasil”, destacou o presidente Baldez.

Sesi Itinerante

O Sesi Itinerante chegou nesta quarta-feira (30) ao município de São Félix de Balsas com atendimentos médicos, exames laboratoriais, testes rápidos, eletrocardiograma, recreação infantil e oficinas de alimentação saudável para a população local.

Localizado na Região Sul do Maranhão, banhado pelo Rio Balsas, o município possui população estimada de 4.540 habitantes e fica a aproximadamente 673 km de São Luís. 

Até sexta-feira (1º), a equipe realizará os atendimentos das 08h às 17h, na Praça do Estádio, no centro da cidade.

Encontro de empresárias

A Associação Comercial do Maranhão realiza dia 20 de setembro, no Blue Tree Hotel, o 21º Fórum da Mulher Empresária, que tem como tema “O poder da marca em um futuro digital”.

A presidente do ACM Mulher, Jacira Haickel, ressalta a importância do tema:

“Estamos trabalhando para criar um ambiente de discussão sobre como o fortalecimento da marca pessoal e empresarial é importante nesse ambiente digital, que é um espaço de oportunidades em tempos de corridas acirradas na busca para se tornar uma marca inesquecível”.

Elevado do Jaracati

Neste domingo (03), o governador Carlos Brandão entrega uma obra que corrige uma das maiores distorções de engenharia nas vias urbanas de São Luís: a quarta alça do elevado da Avenida Carlos Cunha a altura do Jaracati Shopping.

A obra foi construída com apenas três alças, o que gera dificuldades para quem tem acessar a Via Expressa ao passar por ele, mas que agora o problema está corrido.

Forte suspeita

Deputado federal Alexandre Ramagem, que é delegado da Polícia Federal, ao comentar, nesta quarta-feira (31), na CPMI do 08 de Janeiro, as justificativas de Flávio Dino para não usar a Força Nacional a fim de conter os atos de vandalismo na sede dos rês Poderes,, disse que o ministro da Justiça mostrou que queria aquele resultado, e acrescenta:

“Pela sua empafia, pela sua arrogância, pelo seu autoritarismo”, se quisesse, jamais teriam ocorrido as invasões.

Mobiliza São Luís

Começa neste sábado (1º de setembro), o Mobiliza São Luís, que nos nove dias de programação terá 124 iniciativas autônomas e independentes, que serão realizadas em mais de vinte bairros e terão o envolvimento direto de cerca de mil pessoas que trabalham com negócios ligados aos segmentos do turismo, cultura e economia criativa na capital maranhense, exatamente os eixos temáticos incentivados pelo movimento.

O evento é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

Competições de Robótica

Alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) já se preparam para as próximas competições nessa área. Em Imperatriz, 59 alunos integram dez equipes que recebem treinamento em áreas como Design de Robô, Projeto de Inovação e Core Valeus, categorias da temporada 2023/2024 do Torneio de Robótica First LEGO League, cujo tema será Masterpiece.

A nova temporada será divulgada em setembro, mas já se sabe que os participantes terão que mostrar criatividade em música, cinema, teatro, dança e inovação artística..