No Maracanã, no Rio de Janeiro, Boca e Fluminense duelam neste sábado pela Glória Eterna

Times já se enfrentaram seis vezes na competição 

Chegou a hora de conhecer o campeão da Conmebol Libertadores 2023. Boca Juniors e Fluminense se enfrentarão às 17 horas (de Brasília) deste sábado, no Maracanã, com transmissão da TV Globo, ESPN e Star+. Para o tricolor carioca é a oportunidade de levantar a taça pela primeira vez na história, enquanto os argentinos podem virar o maior campeão do torneio, ao lado do Independiente, com sete conquistas.

Flu e Boca já se enfrentaram outras seis vezes na Libertadores, com duas vitórias para cada lado e dois empates. Quando duelaram em fases eliminatórias, os cariocas levaram a melhor na Semifinal de 2008 e os xeneizes avançaram nas Quartas de 2012.

Essa é a 12ª final da história do Boca Juniors, um recorde entre todos os clubes. Já o Fluminense disputa a decisão pela segunda vez. Em 2008, a equipe perdeu o troféu para a LDU, no Maracanã.

Na atual edição, a equipe de Fernando Diniz não perde há sete jogos – é a maior série invicta do clube na competição. Já os argentinos estão invictos há oito partidas: empataram todos os seis duelos eliminatórios. É o primeiro clube a chegar a uma final sem ganhar nenhum jogo desde a Fase de Grupos.

Sergio Romero é o goleiro com a melhor porcentagem de defesas nas últimas dez edições do torneio: 87% ( 34 defesas em 39 chutes a gol). Do outro lado, Fábio vai completar 100 jogos pela Libertadores na final. Será apenas o terceiro jogador a alcançar essa marca, ao lado de Ever Hugo Almeida (113) e Sergio Aquino (107). O goleiro do Fluminense já é dono do recordé de vitórias na competição (56).

Germán Cano é o artilheiro de 2023 com 12 gols até aquí. Apenas quatro jugadores superaram esse número em uma única edição: Palhinha em 1976 (13), Noberto Santiago Raffo em 1967 (14), Luizão em 2005 (15) e Daniel Onega em 1966 (17).

Trajetórias – A equipe argentina aumentou seu recorde e chegou a 12 decisões ao eliminar o Palmeiras para encarar o Flu, que bateu o Internacional.

O Boca garantiu a segunda vaga na Final com vitória por 4 a 2 nas penalidades, após empate em 1 a 1 no Allianz Parque. O clube tem agora a chance de ser heptacampeão, igualando o Independiente, único com sete títulos.

O Fluminense, em sua segunda decisão na história, busca a Glória Eterna pela primeira vez na história.

(Com informações imagens da Conmebol)

Admin