Senai do Maranhão e entidades parceiras realizam visita técnica à Inpasa, no Mato Grosso do Sul,

Obras em Balsas, no Maranhão, já estão em andamento 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-MA) e a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc-MA) realizaram um programa de visitas técnicas ao Sebrae-MS, Senai-MS, Inpasa e Governo do Mato Grosso do Sul. O objetivo foi conhecer as experiências das instituições locais com a instalação da indústria Inpasa naquele estado.

A empresa está com as obras em andamento para implantação de uma planta no Maranhão, na cidade de Balsas, região sul do estado.

O encontro serviu para o alinhamento de parcerias com o objetivo de desenvolver boas práticas utilizadas pelas entidades na implementação da indústria no Mato Grosso do Sul, buscando aplicá-las na nova planta da empresa que está sendo instalada no município de Balsas, no Maranhão. Na oportunidade, gestores da INPASA apresentaram informações sobre os setores, explanando sobre as dificuldades nas contratações e as necessidades de mão de obra qualificada em várias áreas.

Fizeram parte da comitiva o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda; coordenadora do PDF-MA, Camila Belo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas, Adriano Tito; o subsecretário de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão, Marcos Moura, além de assessores e técnicos do Senai-MA e Sebrae-MA.

A obra em Balsas já está em andamento. Está sendo investido cerca de R$ 1,2 bilhão, gerando cerca de 2 mil empregos na fase de construção, além de 500 empregos diretos no início da operação. A unidade irá processar 1 milhão de toneladas de cereais para uma produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas de grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.

O Senai Maranhão possui oito unidades físicas, oito unidades móveis e atua em rede nacional, podendo contar com a colaboração de 26 Institutos de Inovação (ISI) e 62 Institutos de Tecnologia.

Algumas das demandas da indústria que podem ser atendidas pelo órgão passam por cursos em áreas como Normas Regulamentadoras (NRs), Construção Civil (edificações e instalações), Gestão, Logística, Biocombustíveis e Metalmecânica.

As visitas técnicas e reuniões com as demais entidades servem para definir as reais demandas para instalação da Inpasa no Maranhão. Entre elas a capacitação de mão de obra.