Programa City Tour visita CSI e MAB no sábado

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O CSI (Centro de Segurança e Inteligência), localizado no Parque Tecnológico, e o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) estão na programação do City Tour para o próximo sábado (6).

A visita gratuita com guias especializados terá início às 9h, com duração prevista de 3 horas.

O deslocamento até os locais será feito por meio de um ônibus especial destinado ao programa. A saída, assim como o retorno, será no Parque da Cidade. 

Os passeios do programa City Tour são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até às 12h de sexta-feira (5), véspera do evento. Para o passeio de sábado, serão oferecidas 25 vagas que serão preenchidas por ordem de acesso.

As inscrições devem ser feitas pela Central 156 (telefone, site ou aplicativo) ou pelo e-mail [email protected].

Atrações

O CSI iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 e rapidamente se tornou referência nacional em videomonitoramento para aplicação em áreas como Segurança, Mobilidade, Defesa Civil e Ação Social.

Pela central de monitoramento são feitos o controle e a operação de quase 1.200 câmeras inteligentes instaladas na cidade. Os equipamentos possuem funções como reconhecimento facial e atualmente fazem a leitura de 3 milhões de placas de veículos por dia.

O Centro de Segurança e Inteligência também vem tendo papel fundamental na redução da criminalidade, agilizando o combate aos crimes e até localizando foragidos da Justiça.

Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico