Ubatuba forma professores municipais para atuarem nos núcleos tecnológicos – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Os professores da Rede Municipal de Ensino Ubatuba já iniciaram a formação em Tecnologias Educacionais. O primeiro dos encontros aconteceu no final de março e faz parte de uma agenda de diversas capacitações. No total, 60 profissionais participaram do encontro.

O encontro abordou diversas práticas pedagógicas envolvendo a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual.  A Realidade Virtual é uma imersão completa em um mundo totalmente digital. Ela é utilizada, principalmente, na criação de jogos e simulações. Já a Realidade Aumentada é a inserção de elementos digitais no mundo real. Normalmente, ela é feita com o auxílio de dispositivos como tablets, celular e câmeras.

“A Educação Infantil é uma fase em que o uso de recursos lúdicos é essencial para o aprendizado. Isso inclui o uso de músicas, brincadeiras, trabalhos criativos e, agora, da Realidade Aumentada”, comentou o responsável pela Faz Educação, professor Ton Ferreira.

“Os profissionais presentes puderam experimentar os recursos tecnológicos e entender como utilizá-los em suas aulas”, complementou a coordenadora dos Núcleos Tecnológicos em Ubatuba, professora Manuela Peres.

A formação prepara os educadores em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).