Ubatuba ilumina monumento e conscientiza sobre autismo – Prefeitura Municipal de Ubatuba

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e como uma forma de promover a compreensão, aceitação e inclusão, a Associação de Pais Espectro Autista Ubatuba (Apeau), com o apoio da Prefeitura, iluminaram a estátua do Zé Capão de azul – a cor símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa aconteceu na noite segunda-feira, 1, primeiro dia do mês, na rotatória de entrada da cidade. Utilizar a iluminação é uma ação comum em diversos municípios. A estratégia realça monumentos e espaços com os tons que representam causas relacionadas à saúde, garantia de direitos e datas comemorativas.

“A gente precisa propagar a conscientização. A maior vacina contra o preconceito é o conhecimento, então, nosso foco é levar o conhecimento para as pessoas”, destacou o presidente da Apeau, André Vasquez.

“Este gesto simbólico destaca a importância da conscientização sobre o autismo e serve como um lembrete de que as pessoas no espectro do autismo merecem ser vistas, ouvidas e valorizadas em todas as esferas da vida”, afirmou a prefeita Flavia Pascoal.

No próximo sábado, 6, a Apeau dá continuidade às comemorações a partir das 10 horas, no calçadão, que contará com apresentações culturais, profissionais especializados e distribuição de panfletos orientativos.