Visitas monitoradas todas as quintas-feiras no Jardim Botânico de Sorocaba já podem ser agendadas – Agência de Notícias

Fotos: Sema/Divulgação

O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” deu início, na última quinta-feira (5) ao seu novo roteiro de visitas monitoradas. Na visita inicial foram recebidas 10 pessoas do grupo de caminhada do Centro Esportivo “Jornalista Armando Bacelli”, da Vila Gabriel, acompanhados da técnica de Esportes, Fabiana Pinheiro Pereira. Assim, os participantes puderam inaugurar o roteiro “Conhecendo os Irmãos Villas-Bôas e a cultura indígena”.

O objetivo da visita, oferecida pela equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico, é destacar a relevância da cultura indígena para a nossa sociedade, buscando sensibilizar o público por meio de atividades lúdicas realizadas ao ar livre, como pintura corporal, exposição de objetos e trilha interpretativa, em um fragmento de vegetação natural. As atividades foram concebidas para ilustrar a riqueza e diversidade dos povos indígenas, bem como a importância desses povos na preservação das florestas e da biodiversidade.

Além de destacar a importância de se respeitar e apoiar as comunidades indígenas, a atividade apresentou aos participantes a história dos irmãos Villas-Bôas, que dão nome ao Jardim Botânico de Sorocaba. Os irmãos Villas-Bôas foram notáveis indigenistas e sertanistas que dedicaram suas vidas à defesa dos direitos e interesses dos povos indígenas, lutando incansavelmente por suas causas.

A atividade integra a comemoração dos dez anos do Jardim Botânico e também do Dias dos Povos Indígenas (19 de abril). Podem se inscrever escolas, grupos de caminhadas e outros grupos organizados de, no máximo, 40 participantes. As visitas acontecem às quintas-feiras, das 9h às 11h. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e solicitar o agendamento.

O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações.