Atletismo Paralímpico de Sorocaba participa de seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Agência de Notícias

Foto: ACP

A equipe de Atletismo Paralímpico da Associação Criança Feliz de Sorocaba (ACF), que representa a cidade em campeonatos oficiais, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), participou da seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) 2024. O evento foi realizado de 13 a 15 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na capital paulista.

A seletiva foi classificatória para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo, competição organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, buscando ainda vaga para as Paralímpiadas Escolares 2024. Além da competição, os atletas tiveram a experiência de vivenciar uma rotina de um atleta profissional.

A seletiva contou com a participação de alunos das redes de ensino estadual, federal, municipal e particular, de 12 a 17 anos, com deficiência intelectual, de todo o interior paulista.

Participaram os seguintes atletas da ACF, na modalidade Atletismo Paralímpico: Gabriel Domingues, da Integrar, Eduardo Guimarães, da E.E. “Antônio Padilha”, Matheus Gameiro, da E.E. “Beatriz Caixeiro Del Cistia”, e Thiago Molina, da AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba). Todos conquistaram resultados importantes para a cidade.

O projeto, desenvolvido pela Associação Criança Feliz de Sorocaba, é realizado no Centro Esportivo da Vila Gabriel. O objetivo é buscar a inclusão social, por meio do esporte paralímpico, de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, além de pessoas acima dos 18 anos com deficiência física, intelectual ou visual, em modalidades como: corrida, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida com cadeira de rodas, entre outras.

Quem deseja ingressar no mundo do esporte paralímpico pode entrar em contato pelo telefone: (15) 3224-4860, pelo WhatsApp (15) 99828-1511 ou comparecer às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, ou aos sábados, no período da manhã, no Centro Esportivo, localizado na Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420, na Vila Gabriel.

Confira, abaixo, os resultados obtidos pela equipe de Sorocaba na seletiva dos JEESP:

Gabriel Domingues
1° lugar – 200m (Sub-14)
3° lugar – Arremesso do Peso
4° lugar – Salto em Distância

Matheus Gameiro (Sub-18)
10° lugar – Arremesso do Peso
12° lugar – Salto em Distância
19° lugar – 400m

Thiago Molina (Sub-18)
11° Lugar no Salto em Distância
13° Lugar no Arremesso do Peso
15° Lugar nos 400m

Eduardo Guimarães (Sub-18)
3° lugar – Arremesso do Peso
7° lugar – Salto em Distância
17° lugar – 400m