Amor e superação: idosa se destaca na produção de bonecas




Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Bruna König

As casas de cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo estão repletas de histórias inspiradoras sobre aprendizado e dedicação. Um exemplo emocionante é o de Carmelúcia Alves, de 79 anos, que se tornou uma verdadeira fonte de inspiração para todos ao seu redor na Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro, região leste da cidade.

No espaço, ela se destaca na oficina de confecção de bonecas.

“No começo, ela trazia o neto para a oficina de circo e ficava aqui esperando duas horas até ele terminar. E eu sempre tentei convencê-la a participar da oficina, mas ela sempre dizia não”, conta a coordenadora da casa, Renata Guimarães.

Após a aposentadoria, dona Carmelúcia decidiu que tinha que fazer alguma atividade no seu tempo livre. Assim, sua filha Ana Lúcia fez sua inscrição em 2019. “Agora, tenho muitas bonecas. Algumas já dei. Outras, vendi. E tenho bastante na minha casa”, afirmou a artista.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a dona Camelúcia.

Superação

Durante a pandemia, em 2020, a aposentada se dedicou às oficinas online de confecção de bonecas, transformando o tempo em casa em uma oportunidade de aprendizado. Com seu talento e criatividade, produziu lindas peças, encantando amigos e familiares. Sua paixão pela arte também contagiou sua filha, que, inspirada pela mãe, decidiu se juntar a essa jornada.

Após a pandemia, Carmelúcia enfrentou um novo desafio: o câncer. As bonecas, mais uma vez, tornaram-se uma forma de terapia para ela. Em meio a essa batalha, encontrou força e resiliência, provando que a arte pode ser um poderoso aliado na superação de dificuldades.

“A Carme foi muito especial, ela chegou aqui quietinha. Costura e faz roupas, mas bonecas nunca tinha feito. Porém, ela é tão esperta que, só de ver a gente fazer, ela já fazia”, diz a professora da oficina, Cida Berna.

A aposentada gosta muito da parte de customização de bonecos, fazendo cabelos diferentes, acessórios, bonecos com roupas de filho e é uma inspiração para todas que fazem a oficina.

Serviço
Casa de Cultura Chico Triste
Milton Cruz, S/Nº – Vila Tesouro
Telefone: (12) 3924-7308

 


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo