Pedagogia dos Sonhos: crianças fazem brinquedos para doar à escola gaúcha

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

Estimular as crianças a sonhar e realizar é o propósito da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, construindo valores e responsabilidades desde a educação infantil.

A partir das vivências em sala de aula, as turmas definem um sonho coletivo e aprendem a tirar as ideias do papel, do planejamento até a execução. Os projetos focam em ações que contribuem à sociedade, na transformação por um mundo melhor.

Na Emei Profª Maria Aparecida Candelaria Bernardes Ottoboni, que fica na zona norte, as crianças se sensibilizaram com as vítimas afetadas pelos estragos das fortes chuvas no Rio Grande de Sul, que ocorreram no final de abril deste ano.

Esta comoção levou à solidariedade. Por meio de um perfil nas redes sociais com o objetivo de auxiliar escolas gaúchas atingidas pelas enchentes, a equipe gestora estabeleceu contato com uma escola municipal na cidade de São Leopoldo.

Sonho coletivo

Com muito afeto e carinho, as turminhas escreveram cartinhas com mensagens de apoio, arrecadaram livros infantis e confeccionaram jogos e brinquedos com as próprias mãos para doação.

“Eles vão ficar felizes de receber estes brinquedos legais que fizemos, junto com as cartinhas, tenho certeza! Espero que eles estejam bem e consigam brincar e estudar bastante”, disse o aluno Lucas Gabriel, de 5 anos.

“Eu adoro ajudar pessoas, devemos cuidar de quem precisa. A gente fez tudo com muito amor!”, contou Maria Eduarda, de 6 anos.

As professoras do Pré II, Bruna Almeida e Érica Pereira, destacam o envolvimento das famílias e o protagonismo das crianças no processo. “Elas têm total autonomia na escolha do sonho coletivo, por isso nos emociona muito essa iniciativa. Partiu delas essa vontade de ajudar e estão mobilizando até os papais e mamães, é bonito de ver”, afirmou Bruna.

“Isso vai ficar marcado para sempre na vida deles. A Pedagogia dos Sonhos vai além dos valores comerciais do empreendedorismo, é sobre empatia com o próximo e a comunidade”, completou Érica.


Professoras Bruna e Érica juntas com os alunos Lucas e Maria Eduarda | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Colaboração

Entre maio e julho deste ano, o Fundo Social de Solidariedade mobilizou campanhas de ajuda às vítimas do sul do país, com diversos pontos para entrega de doações espalhados por toda a cidade.

Empresas e órgãos parceiros, como a Defesa Civil e o DCTA, também participaram das ações, além de voluntários que auxiliaram na triagem das doações.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Admin