Saae/Sorocaba instala aduelas para substituição de travessia no Jd. Magnólia – Agência de Notícias



22 de novembro de 2024

11:04

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba finalizou a instalação das aduelas de concreto, necessárias para construção de travessia sobre córrego do Jardim Magnólia, na Rua Evaristo da Veiga. O novo dispositivo substituirá a antiga passagem, que foi danificada durante as chuvas intensas registradas do fim de outubro e início de novembro.

Na quarta (20) e quinta-feira (21), 23 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento, foram instaladas. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas e a colocação delas ocorreu por meio de escavadeira hidráulica, depois de concluída a preparação da base de sustentação.

“Estivemos com equipe e máquinas no local, que efetivaram tanto a remoção da antiga travessia, como o deslocamento e assentamento das aduelas de concreto. Durante esses trabalhos, tivemos também equipes envolvidas para adequação das redes de água e esgoto. Ambas tinham as tubulações enterradas na antiga travessia, sendo necessário o desvio delas da nova travessia”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça.

Os trabalhos nesta travessia estão sendo tratados como emergenciais pela autarquia. Nos próximos dias será concluída a construção dos quatro muros de ala, dois em cada lado do sistema, além de feito todo o aterramento, guias de concreto e a pavimentação asfáltica. A previsão é que a fase seja finalizada durante a primeira quinzena de dezembro. Na sequência, haverá a pavimentação, intervenções de acabamento e de sinalização viária.

Além disso, em paralelo, o córrego também passou por processo de manutenção e limpeza, com a retirada de sedimentos no trecho entre a Rua Evaristo da Veiga e a Rua Assis Chateaubriand. O local ainda recebeu intervenções da CPFL Piratininga, para troca de poste afetado pelo afundamento da calçada.

Em razão dos trabalhos, a via está devidamente sinalizada e com interdição total para o tráfego de veículos. Durante as obras, os motoristas que precisarem trafegar pela região, devem se deslocar pela Rua Assis Chateaubriand.