São José recebe certificados de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Pelo terceiro ano consecutivo São José dos Campos recebeu os certificados de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente concedidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os títulos foram entregues nesta sexta-feira (22) pelo diretor de certificação da entidade, Antonio Carlos Barros de Oliveira, em evento no PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

A cidade obteve o nível máximo da certificação nas três categorias: Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente e recebeu a classificação platina.

“A cidade conseguiu um upgrade e posso dizer com certeza que São José dos Campos é uma das únicas cidades do mundo a obter as três certificações nessa categoria. São José está alinhada com os maiores e melhores práticas internacionais de levantamento de seus dados”, afirmou o diretor de certificação da ABNT.

“São José está sabendo aproveitar o mapeamento desses indicadores e vai propiciar à cidade a ter um desenvolvimento social, ambiental e também para atrair novos investimentos e negócios”, completou.

Todo o processo de certificação é padronizado e auditado pela ABNT, único foro brasileiro de normalização, com base em parâmetros internacionais ISO (International Organization for Standardization).

As normas NBR ISO 37120, 37122 e 37123 possuem um total de 276 indicadores e são utilizados em 158 países diferentes para avaliar e medir o grau do desenvolvimento das cidades nas três categorias.

Esse foi o segundo processo de recertificação ao qual a cidade foi submetida. A primeira certificação de São José dos Campos havia sido emitida em 16 de março de 2022, quando se tornou a primeira cidade do Brasil a obter os títulos. No ano passado, foi realizada a primeira recertificação.

Para o diretor-presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, São José está atuando como um “farol para outras cidades brasileiras em processos de certificação”.

“A partir da experiência realizada aqui outros municípios brasileiros também estão procurando o caminho da certificação de acordo com normas validadas internacionalmente”.

São José conquistou platina tripla no processo de recertificação | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Evolução

No processo de análise de 276 indicadores que compõem as três normas ISO, São José conseguiu em 2024 melhorar sua avaliação em relação aos parâmetros de Cidade Inteligente (norma NBR ISO 37122), passando do padrão ouro para platina.

O município também recebeu a certificação máxima em práticas sustentáveis (norma NBR ISO 37120) e nos indicadores relacionados à Cidade Resiliente – norma NBR ISO 37123.

As três normas internacionais ISO são regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e estão diretamente relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas e governos no Brasil e no mundo.

Boas práticas de gestão

Entre os indicadores que levaram São José dos Campos a reconquistar os títulos estão práticas inovadoras de gestão pública. Entre eles, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país.

A Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos, também teve avaliação de destaque.

Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite e análise e detecção de mudanças no território, entre outras iniciativas.

Metodologia

Para estabelecer um padrão para aplicação das normas e, consequentemente, a certificação para as cidades brasileiras, a ABNT fez a adoção e a validação dos indicadores em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais.

É responsável pela elaboração das NBR (Normas Brasileiras), destinadas aos mais diversos setores. 

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros.

A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Admin