Ubatuba registra altos índices pluviométricos desde a tarde de quarta-feira, 8. Por isso, várias ocorrências, como vias alagadas e quedas de árvore. A região norte foi a mais atingida, com acumulados de chuva que ultrapassam os 100 mm nas últimas 24 horas. Apesar disso, não há registro de desabrigados ou desalojados.
Os bairros onde a Defesa Civil atendeu ocorrências foram: Folha Seca, Ubatumirim, Estaleiro, Puruba, Fazenda, Camburi, Taquaral, Casanga e Vila Rolim.
Além disso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta reforçando que, com previsão meteorológica que indica continuidade da precipitação com intensidade moderada a forte até sexta-feira, 10, o risco de movimentos de massa no município pode se agravar em função dos valores de precipitação acumulada que já fragiliza morros e encostas.
A Defesa Civil de Ubatuba reforça que, em caso de enxurradas e inundações, a instrução é não enfrentá-las, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados.
A CCR RioSP, concessionária responsável pela BR 101, divulgou que há possibilidade de fechamento da rodovia devido aos altos acumulados pluviométricos. A concessionária segue monitorando os boletins meteorológicos de forma constante. Caso seja necessário, interdições temporárias na via podem ser realizadas, visando garantir a segurança dos motoristas.
A Defesa Civil de Ubatuba reforça a todos motoristas que redobrem a atenção, reduzam a velocidade e mantenham distância segura de outros veículos.
Confira os acumulados nas últimas 72 horas
Itamambuca – 209.82 mm
Ubatumirim – 161.12 mm
Almada – 122.51 mm
Tenório – 116.5 mm
Parque dos Ministérios – 104.8 mm
Lagoinha – 98.38 mm
Perequê-Açu – 78.8 mm