Médicos da rede pública participam de atualização profissional – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Na manhã desta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião com os médicos da rede pública e com diversos setores da pasta para atualização dos conhecimentos sobre políticas públicas, doenças epidemiológicas, medicamentos de alto custo e exames realizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A atualização profissional realizada pela Vigilância Epidemiológica (Viep) abordou temas de prevenção, diagnóstico e tratamento de arboviroses, como dengue, zika, chikungunya, além de febre amarela, tuberculose, exames, patológicos e a importância da prevenção e do controle vetorial para evitar a propagação de várias doenças.

“É uma importante atividade para alinhamento de trabalho e capacitação para trazer atualização e qualificação aos profissionais”, explicou a enfermeira coordenadora da Viep, Alyne Ambrogi.

A equipe da Farmácia Central também se apresentou e orientou os médicos a respeito dos medicamentos oferecidos pelo SUS e das novas diretrizes dos medicamentos de alto custo.  A representante do laboratório que atualmente atende e realiza os exames da rede pública de saúde de Ubatuba, Paola Cardoso, também marcou presença na capacitação. Em sua fala, ela destacou que a “troca” entre laboratório e profissionais é parte importantíssima do andamento dos serviços prestados. “Estes esclarecimentos e acompanhamento aos médicos são essenciais para melhorar e oferecer um serviço de qualidade para o paciente, afinal, é por eles que estamos aqui”, complementou Paola.

O encontro também teve como objetivo a elaboração de propostas para a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Essa conferência é um importante espaço para discutir políticas públicas de saúde e trabalho como direitos humanos e segurança dos trabalhadores.

Seguindo o cronograma de capacitações profissionais, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) ofereceu apoio aos médicos para a formação de grupos de atendimento e apoio à comunidade de moradores.

Admin