Henrique Macedo
Secretaria de Saúde
A população das regiões leste e sudeste de São José dos Campos recebeu a visita da Operação Casa Limpa no sábado (29). Dois caminhões circularam pelos bairros e recolheram itens que possam ser criadouros do mosquito da dengue – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou objetos que acumulem água. Foram recolhidas duas toneladas de material.
A medida integra as estratégias da Prefeitura para ampliar o combate à dengue na cidade. Restos de construções, móveis e madeiras devem ser entregues nos PEVs (pontos de entrega voluntária).
Já foram 10 edições realizadas neste ano, coletando mais de 10 toneladas de objetos nas regiões leste, norte, centro, sul e sudeste, eliminando os focos do Aedes aegypti, transmissor da doença.
Prevenção
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.
Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água. Confira mais orientações para evitar criadouros.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Diariamente, diversas ações contra a dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.
Além disso, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde