Na próxima sexta-feira, 25, acontece mais uma edição do “Sextou com Vacina”: uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que oferece vacinação em horário estendido, das 8h às 21h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maranduba, Perequê-Açu, Cícero Gomes, Ipiranguinha, Perequê-Mirim e Estufa I.
A ação visa facilitar o acesso à imunização para trabalhadores e pessoas que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante o horário comercial.
Durante a campanha, serão disponibilizadas todas as vacinas de rotina conforme o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza. A vacina contra a gripe está liberada para os grupos prioritários, que incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
- Pessoas em situação de rua;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Vacinas contra a dengue – para pessoas com idade entre 10 e 14 anos e para a febre amarela – para pessoas a partir dos 9 meses de idade que ainda não tenham sido imunizadas ou estejam com o esquema vacinal incompleto ou indivíduos a partir dos 5 anos que nunca foram vacinados também estão disponíveis na ocasião.
“É muito importante que a população se disponha a completar o esquema vacinal. Chamamos atenção principalmente para a vacina da Influenza em idosos, pois já temos cinco casos da doença, que é totalmente prevenível com a imunização. Além disso, o estado de São Paulo tem registrado diversos casos de febre amarela e, por isso, a recomendação é a vacinação de quem ainda não foi imunizado”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a Carteira de Vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis