Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos e o Colégio Tableau firmaram uma parceria para reforçar a campanha de vacinação. Desta segunda-feira (28) até 31 de maio, a sede da escola técnica (Rua Claudino Pinto, 85-93, Centro) será um posto volante para imunizar o público-alvo no período noturno.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30. Estarão disponíveis as vacinas contra gripe, sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela.
Gripe
Iniciada no dia 1º deste mês, a campanha contra a gripe, também chamada de influenza, é realizada em todas as 40 unidades básicas (UBS) e nas 5 avançadas. Consulte os endereços e horários de funcionamento. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, que incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas.
A imunização é a principal forma de prevenção contra o vírus da influenza, evitando complicações e o agravamento da doença. Além de tomar a vacina, é preciso tomar outros cuidados, como higienizar frequentemente mãos e objetos, beber bastante água, manter-se hidratado e manter o ambiente arejado, limpo e livre de poeiras e mofos.
Público-alvo:
- Crianças de 6 meses a 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Idosos a partir de 60 anos
- Gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas
- Portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
- Pessoas com deficiência permanente
- Povos indígenas e de comunidades quilombolas
- Indivíduos em situação de rua
- Profissionais da área da saúde (serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade)
- Professores e funcionários de instituições de ensino (do básico a superior)
- Integrantes das forças armadas, de segurança e salvamento
- Caminhoneiros, portuários, trabalhadores dos correios e do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde