A Secretaria Municipal de Saúde comunica que, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o calendário de vacinação infantil do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a incluir a vacina meningocócica ACWY no lugar da dose de reforço da meningocócica C, aplicada em crianças de 12 meses de idade.
A medida foi oficializada pela Nota Técnica nº 77/2025 e tem como objetivo ampliar a proteção contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), principais responsáveis pelos casos graves de meningite e infecções generalizadas.
Com essa atualização, o esquema vacinal infantil passa a ser organizado da seguinte forma:
- Aos 3 e 5 meses de idade, a criança segue recebendo a vacina meningocócica C (MenC);
- Aos 12 meses, passa a receber a vacina meningocócica ACWY (MenACWY).
Crianças que não realizarem a dose de reforço aos 12 meses poderão ser vacinadas com a MenACWY até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias. Aqueles que já tiverem recebido anteriormente o reforço com a MenC não precisarão tomar a MenACWY neste momento.
A inclusão da vacina ACWY no calendário infantil integra as estratégias nacionais de enfrentamento das meningites até 2030, alinhadas ao plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece metas de ampliação da cobertura vacinal e redução de casos graves em todo o país.
“A vacina ACWY já era disponibilizada pelo SUS para adolescentes de 11 a 14 anos e, agora, passa a ser ofertada também como dose de reforço para crianças de 12 meses, estando disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde durante a semana, nos horários regulares de atendimento”, enfatizou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.
Pais e responsáveis devem procurar a UBS mais próxima para atualizar a caderneta vacinal, inclusiv,e quando as primeiras doses tiverem sido aplicadas em serviços particulares.
Somente em 2025, o Brasil registrou 361 casos confirmados de meningite meningocócica, com 61 óbitos.