Projeto Ana Maria Brócolis leva aprendizado e diversão aos CEIs 51 e 52 – Agência de Notícias



15 de setembro de 2025

18:17

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação/Sedu

O Projeto Ana Maria Brócolis teve sequência, na última semana, atendendo os Centros de Educação Infantil (CEI) 51 e CEI 52, encantando as crianças com atividades que unem educação alimentar, atividades pedagógicas e descobertas sobre o universo dos alimentos.

As atividades tiveram início na última terça-feira (09), quando o conteúdo do projeto foi apresentado aos alunos, em sala de aula, incluindo a entrega do livro de receitas Ana Maria Brócolis. Enquanto, na sexta-feira (12), foram montadas as feirinhas do projeto, nas duas CEIs.

Com uma proposta lúdica, o projeto busca aproximar os pequenos da importância de fazer uma alimentação saudável, na qual sejam incluídos alimentos como frutas, legumes e verduras, despertando a curiosidade e incentivando a adoção desses hábitos saudáveis desde a infância. As atividades incluem contação de histórias, músicas e a tradicional feirinha, sempre de forma divertida e envolvente, na qual as crianças podem trocar dinheirinhos fictícios pelos alimentos disponíveis nesta ação.

A nutricionista da Sedu, Renata Falcato, destacou a importância da iniciativa. “Manter esse projeto é fundamental para despertar, desde cedo, o interesse das crianças por escolhas alimentares mais saudáveis. Nossa expectativa é ampliar ainda mais as ações, alcançando novas unidades e fortalecendo o vínculo das famílias com essa proposta tão especial.”

Além de trabalhar os aspectos nutricionais, o projeto também contribui para a formação de valores, como o cuidado com a saúde, a valorização da agricultura familiar e a consciência sobre a origem dos alimentos que chegam à mesa.

“Este é um projeto que tem sido um sucesso, tanto entre as crianças envolvidas, que vêm demonstrando muita empolgação com as atividades, bem como, do ponto de vista pedagógico, com os reflexos dessas ações, estimulando nossos alunos à prática da alimentação saudável, inclusive, envolvendo suas famílias”, afirma o secretário da Educação, Clayton Lustosa.

Assim, o Projeto Ana Maria Brócolis segue crescendo e transformando a alimentação em uma experiência de aprendizado e afeto para as crianças da rede municipal de ensino.

Admin