Professores de universidade peruana visitam Parque Tecnológico de Sorocaba com foco em parceria – Agência de Notícias

Fotos: Divulgação

Grupo está no Brasil para conhecer o ecossistema de inovação nacional e discutir possíveis acordos de cooperação

Um grupo de 14 professores da Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle (UNE), do Peru, visitou o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), nesta terça-feira (25), com interesse em firmar um termo de cooperação entre as instituições. O PTS já sinalizou a intenção de assinar o acordo.

A visita dos educadores peruanos ao Brasil foi viabilizada pelo Centro Universitário Facens, com o objetivo de lhes apresentar o ecossistema nacional de inovação. Intitulada Missão Técnica Educacional e de Inovação em Complexos Inteligentes e Sustentáveis, a viagem começou na segunda-feira e prossegue até este sábado (29).

O grupo é formado pelos professores Camila Alberta Rivera Lopez, Cesar Daniel Contreras Salazar, Danés Carlos Enrique, Duliano Christian Ramírez Morales, Enrique Alejandro Barbachan Ruales, Henry Hugo Alarcon Díaz, Hugo Ferro Cuéllar, Juan Carlos Saberbein Muñoz, Luzmila Karim Coquel Orihuela, Mónica Quispe Solano, Niño Cueva José Luis Yucra Choque, Segundino Rimachi Ayala, Teresa Raquel Quesada Aramburú e Walther Hernán Casimiro Urcos. Eles atuam na Faculdade de Tecnologia (Fatec) da Universidad Nacional de Educación, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Mecânica, Mecatrônica, Moda e Tecnologia.

No Parque Tecnológico, a equipe foi recebida pelo diretor de operações, Antônio Mascarenhas; pelo gerente administrativo da Agência Inova, Giuliano Gueratto; e pelo gestor de inovação e fomento, Eugênio Brito. Gueratto apresentou o PTS, detalhando o trabalho e o papel realizado, tanto no desenvolvimento local, quanto regional. Em seguida, os visitantes conheceram as instalações.

Durante a agenda no País, os visitantes também vão conhecer empresas de Sorocaba e da capital paulista, um complexo empresarial de Votorantim e a Facens, onde participarão de aulas.

Parcerias fundamentais

A missão técnica foi organizada pela diretora de Cidades Inteligentes da Facens, professora Regiane Relva Romano, após cerca de quatro anos de articulações com a UNE. A universidade, pública, é especializa na formação de professores e outros profissionais. Conta com sete faculdades e uma escola de pós-graduação.

Segundo Regiane, a iniciativa visa apresentar aos estrangeiros inovações e tecnologias nacionais que possam ser replicadas nas universidades e empresas peruanas. Ao mesmo tempo, eles têm a oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas em seu país para o mercado brasileiro.

De acordo com a diretora, o Peru carece de soluções tecnológicas em algumas áreas, e cooperações internacionais são essenciais para suprir essas lacunas. A seu ver, caso seja concretizado, o acordo com o Parque Tecnológico de Sorocaba será fundamental para suprir essas demandas, uma vez que o seu ecossistema reúne a tríplice hélice: academia, governo e indústria. “Eles têm o Brasil como um modelo educacional, de ecossistemas de inovação e de desenvolvimento de startups. E o Parque Tecnológico é um one-stop-shop (modelo de negócio que centraliza uma variedade de produtos ou serviços em um único local) que nos permite trabalhar em tudo isso com eles.”

Entre os recursos disponíveis no Parque Tecnológico de Sorocaba, os que mais chamaram a atenção do grupo foram a Sandbox (ambiente de teste isolado que permite a testagem de programas, códigos ou tecnologias sem afetar sistemas em funcionamento) e o Sistema S (conjunto de nove instituições brasileiras privadas que prestam serviços de interesse público aos governos em áreas, como educação profissional, cultura, lazer, saúde e assistência social).

O professor de educação tecnológica em especialidades metalúrgicas e de joalheria Henry Alarcon Díaz também identificou recursos dos laboratórios do PTS que podem ser aplicados no aprimoramento de centros de pesquisa peruanos. Ele ainda elogiou a integração entre o Parque Tecnológico, instituições de ensino, empresas e governo na gestão de projetos de qualificação profissional e empregabilidade de jovens. Segundo Díaz, esse modelo de colaboração não existe no Peru e sua intenção agora é apresentá-lo por lá. “Voltaremos muito inspirados com esta experiência. Aqui, no Parque Tecnológico, aprendemos muito mais do que em uma aula ou dentro de uma sala de conferências”, destaca.

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, um possível acordo com a universidade representa mais um passo estratégico na internacionalização do PTS. Segundo ele, o convênio ampliaria as conexões globais e fortaleceria o intercâmbio de conhecimento e experiências com a América Latina. “Parcerias como esta com a universidade peruana reforçam nosso compromisso em transformar o PTS em um polo de inovação global, capaz de conectar talentos, tecnologias e soluções que impactem positivamente todo o continente”, ele avalia.

Outros convênios

Ainda como parte do seu processo de internacionalização, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) assinou, na última sexta-feira (21), um acordo de cooperação técnica com a Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidad de Chile, uma das mais tradicionais e respeitadas universidades da América Latina. O documento foi assinado pelo presidente Nelson Cancellara durante visita àquele país.

O PTS já possui termos de cooperação técnica com diversos centros de pesquisas, universidades e Parques Tecnológicos de diferentes países, como China, Rússia, Coreia do Sul e Israel.

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