3 de novembro de 2025
19:21
Por: Rose Campos
Fotos: Rose Campos/Secom e Divulgação/Semul
A Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Vida de Confeiteira, realizou a sua quinta edição da oficina gratuita de bolos, na última sexta-feira (29), mais uma vez nas dependências da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), na Vila Barão. O local foi cedido pela Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert).
Reunindo mulheres de diversos bairros e regiões da cidade, o objetivo desta iniciativa é proporcionar formação e aprimoramento a mulheres interessadas em aprender técnicas de confeitaria, com foco na produção de bolos. A ideia é que elas possam utilizar a técnica aprendida em uma nova carreira profissional, seja para viabilizar a independência financeira, seja para complementar a renda da família.
“Este curso já se tornou um sucesso. Vem sendo bastante procurado e permite às participantes iniciar um negócio praticamente do zero. Além disso, com o apoio de nossas parcerias, é oferecido um kit de materiais para a produção dos bolos e também uma cesta com ingredientes, o que vai ajudá-las a preparar os primeiros bolos”, afirmou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.
A instrutora Angélica Hubner, do Instituto Vida Confeiteira, esteve mais uma vez à frente do workshop, compartilhando seu conhecimento obtido ao longo de anos de experiência. Mas ela faz questão de contar às participantes que ela própria iniciou sem saber fazer bolos, mas com um grande sonho de construir uma carreira e conquistar independência financeira.
Crisleim Tsuyaku Magata, moradora do bairro Santa Marina, na Zona Norte da cidade, descobriu o curso pelas redes sociais da Prefeitura e imediatamente pensou em se inscrever. Casada e mãe de três filhos, a ideia é poder ajudar no orçamento doméstico. “Eu não trabalho há 14 anos. E não tenho com quem deixar minhas crianças. Então, queria fazer alguma coisa, mas que pudesse ser em casa. E vi que essa foi uma grande oportunidade”, ela contou. A partir de agora, a ideia é poder fazer os bolos em casa e começar a vender. “Eu já cozinhava, mas só para a família. E a receita que foi passada hoje é incrível”, também comentou a participante.
Outra participante do workshop foi Leda Alves de Lima Leite, moradora do Jardim Saira, na Zona Leste. “Meu maior interesse, além de aprender novas receitas, foi aprender a fazer a precificação, uma parte na qual eu tinha muita dificuldade. Além disso, posso acrescentar aos meus conhecimentos o aprendizado que tive aqui. E gostei de tudo, do método, dos utensílios, de todas as coisas que foram doadas para a gente. Eu não esperava isso. Fiquei muito contente e quero levar todo esse aprendizado aqui para minha vida. E meu sonho, no futuro, é poder montar uma confeitaria”, ela contou.
“O que está sendo oferecido para essas mulheres não é apenas uma aula. Além disso, elas recebem seis meses de mentoria gratuita e online, facilitando e ampliando o acesso delas ao conhecimento e podendo crescer nesta atividade. Porque muitas das mulheres que estão ali não conseguiriam dar esse passo sozinhas. Com isso, então, elas conseguem alcançar sua autonomia financeira, se desenvolver profissionalmente e conquistar ou aumentar uma renda”, concluiu a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.
