18 de fevereiro de 2026
15:41
Por: Luís Gustavo Adabro
Foto: GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na noite de sexta-feira (13), um homem de 23 anos de idade, por violar medida protetiva judicial, e outro de 51, por violência doméstica. As ocorrências foram, respectivamente, no Jardim Guadalupe e no Jardim Santa Cecília, ambos na Zona Norte.
Na primeira delas, no Jardim Guadalupe, a vítima, de 21 anos, acionou a GCM, via Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), informando que o ex-companheiro estaria em frente à residência dela, mesmo ciente da ordem judicial vigente. Durante o patrulhamento, os guardas localizaram o suspeito no interior de um veículo nas proximidades do endereço indicado. Ao notar a presença da viatura, ele tentou fugir, mas foi abordado.
Em consulta, foi confirmada a existência de medida protetiva válida, além de débitos administrativos no veículo, que acabou recolhido. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao indivíduo, pelo crime de descumprimento de medida protetiva contra a mulher.
O segundo caso, no Jardim Santa Cecília, a vítima de 52 anos informou à GCM que suspeitava da presença do agressor no interior da residência, após perceber o desligamento do disjuntor de energia. As equipes realizaram buscas no imóvel e encontraram o homem escondido no porão. A apesar da resistência, a equipe de guardas conseguiu abordá-lo.
As ocorrências foram apresentadas na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, onde foram registrados boletins de ocorrência. Os autores permaneceram presos em flagrante, à disposição da Justiça.
