Ubatuba realiza ações de conscientização e prevenção da hanseníase – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Roxo, voltada à conscientização e prevenção da hanseníase. Em Ubatuba, diversas ações estão sendo realizadas ao longo do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para combater a doença.
Além disso, uma atividade especial está programada para o dia 25 de janeiro, dia em que a equipe do Ambulatório de Hanseníase realizará uma ação na Praça Bip, durante a feira livre. A iniciativa, que terá início às 7h da manhã, contará com orientações à população e a realização de uma busca ativa de casos suspeitos.

Para a identificação de novos casos da doença, as equipes de saúde da cidade aplicam o Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH), além de explicar como evitar a transmissão, as complicações e as deficiências que podem acontecer em decorrência da hanseníase não tratada adequadamente

A hanseníase, embora tenha cura, ainda enfrenta preconceitos e desinformação. Por isso, as ações do Janeiro Roxo são fundamentais para educar a população sobre sintomas, formas de transmissão e tratamento, além de promover o acolhimento de pacientes e a quebra do estigma relacionado à doença.

“A busca ativa da doença acontece durante todo o ano, mas neste mês a campanha ajuda a dar mais visibilidade aos cuidados preventivos”, reforçou a enfermeira coordenadora da Viep, Alyne Ambrogi.

Programação das UBS
Para informações detalhadas sobre a programação nas UBS ao longo do mês, a população pode procurar a unidade mais próxima de sua residência.

A Prefeitura de Ubatuba reforça o convite para que todos participem das ações do Janeiro Roxo e colaborem na promoção da saúde e bem-estar na cidade.

Mais sobre a doença

Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a transmissão da doença acontece por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos por secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro. A doença acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. As partes mais afetadas são os olhos, as mãos e os pés. As manchas ou feridas podem ocasionar a perda de pelos na região.

A hanseníase tem cura e os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tempo de tratamento pode variar de 6 a 12 meses. A pessoa com sintomas suspeitos deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Admin