Lucas Brito
Secretaria de Saúde
A unidade itinerante para castração e microchipagem de cães e gatos da Prefeitura de São José dos Campos, o Castramóvel, irá até a região sul da cidade neste domingo (18).
Os procedimentos são gratuitos e serão realizados na Emefi Prof. Álvaro Gonçalves (Rua Albertina Pereira Lima, 151 – Campo dos Alemães), das 8h às 18h.
Os interessados podem se inscrever nesta sexta-feira (16) e sábado (17), das 9h às 15h, no no poliesportivo Fernando Avelino Lopes, localizado na Rua Valter Dellú.
Para o cadastro, é necessário ser morador de São José dos Campos, ter mais de 18 anos e apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. O atendimento será conforme o número de senhas, que serão distribuídas até o esgotamento das mesmas.
Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas, sendo 70 para cachorros com até 20 quilos e 50 para felinos (machos e fêmeas).
Critérios
- Os animais não podem ser usados para fins comerciais ou em competições;
- Todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doenças, desgaste físico ou anemia;
- Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia;
- Animais braquicefálicos não serão castrados;
- Poderão ser castrados cães até 20 quilos, de 6 meses a 8 anos, e gatos de 4 meses a 8 anos.
Observações
- Poderão ser castrados até quatro animais por CPF;
- Não será permitida a entrada de acompanhantes nem de pessoas com menos de 18 anos;
- Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições por 120 dias;
- ONGs, protetores independentes e pontuais, previamente cadastrados, poderão inscrever quatro animais por CPF do tutor de todas as regiões (o mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal).
Meu Pet Feliz
A ampliação do atendimento do Castramóvel em todas as regiões é mais um compromisso do Plano de Gestão 2025-2028.
Desde 2018, foram realizadas 32.121 castrações de cães e gatos, sendo 9.249 com apoio do Castramóvel.
Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos. Já são mais de 37 mil animais microchipados nas castrações e nos procedimentos específicos realizados no CCZ.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde