Dia D de vacinação contra Influenza acontece no sábado, 28, em Ubatuba – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Ubatuba acompanha o cenário nacional de iniciativas referentes à prevenção em Saúde e, por isso, realiza o Dia D da Estratégia de Vacinação contra a Influenza 2026, no sábado, 28 de março,

com atendimento das 8h às 17h em unidades específicas de saúde do município. A ação mobiliza equipes para ampliar a cobertura vacinal entre os públicos definidos pelas autoridades do segmento.

No Dia D, estarão abertas as UBS do Perequê-Mirim, Perequê-Açu, Cícero Gomes, Ipiranguinha e Sertão da Quina, além do polo das aldeias indígenas: Boa Vista, Rio Bonito e Akaray-Mirim – estas, somente com vacinação para os povos originários. Também haverá postos volantes no extremo norte, nas regiões de Puruba e Sertão do Ubatumirim, com aplicação das doses.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, a imunização contra a influenza é indicada como forma de prevenção e contribui para a redução de casos graves da doença, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis e no período de maior circulação de vírus respiratórios.

A vacinação segue disponível após o Dia D em todas as Unidades Básicas de Saúde, conforme o funcionamento das salas de vacina de cada unidade, que permanece disponível o ano todo.

A aplicação das doses, em Ubatuba, terão início na sexta-feira, 27 , data em que acontece a edição do mê do programa “Sextou+Saúde”, que já passam a atender os públicos prioritários em horário normal e estendido. Para receber a vacina, é recomendado apresentar documento com foto e caderneta de vacinação (se tiver). Pessoas com comorbidades e profissionais da Saúde precisam apresentar documento que comprove sua classificação.

A estratégia tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, além de trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, trabalhadores dos correios, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população indígena, quilombola, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde estabeleceu como meta mínima a imunização de 90% de cada um dos grupos prioritários até 30 de maio, com foco em gestantes, idosos e crianças menores de seis anos.

 

Confira um resumo das informações:

 

Estratégia de Vacinação contra Influenza 2026

Abertura (Dia D): Sábado, 28 de março.

 

Unidades que estarão abertas no Sábado (Dia D) – das 08h às 17h

Perequê-Mirim

Perequê-Açu

Cícero Gomes

Ipiranguinha

Sertão da Quina

Aldeia: Polo Boa Vista.

Postos Volantes (Extremo Norte): Puruba e Sertão do Ubatumirim.

 

Grupos prioritários de vacinação:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

Profissionais de Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores do ensino básico e superior;

Povos indígenas;

Quilombolas;

Trabalhadores da saúde;

Idosos com 60 anos ou mais de idade;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

Trabalhadores dos correios;

Trabalhadores portuários;

População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Admin