Patrões se comprometem em manter empregos de cobradores de ônibus até data base em 2024

Acordo no MPT evita deflagração de greve em São Luís

AQUILES EMIR

Acordo firmado nesta quinta-feira (26), entre patrões e empregados, no Ministério Púbico do Trabalho (MPT), manteve, até a data base de acordo coletivo, em janeiro de 2024 (mas como é prorrogável até noventa dias, pode ser em março), os postos de trabalho dos cobradores do sistema de transporte coletivo de São Luís. Com a decisão, fica descarta qualquer paralisação dos ônibus na capital maranhense, como chegou a ser cogitado.

Na reunião, patrões e trabalhadores afirmaram que não foram recebidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de São Luís para debaterem este assunto, e o órgão público, por sua vez, alegou que, como se trata de uma questão trabalhista, somente as partes devem se pronunciar.

Após a audiência, o procurador regional do Trabalho, Maurício Lima, colocou em votação uma pauta acatada por ambas as partes, que define, dentre outros, os seguintes itens:

  • Reuniões entre as partes para levantamento sobre o real efetivo de cobradores nas empresas de São Luís
  • O Sindicato das Empresas de Transporte (SET) se compromete em manter os atuais funcionários até a data base
  • No caso se substituição de cobrador por sistema eletrônico, uma nova contratação deve ser feita no prazo de trinta dias

 

Admin