Maranhão registra queda no número de empregos no setor industrial, segundo Caged | Maranhão Hoje


No Maranhão houve variações negativas em relação a janeiro

Segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o número de pessoas empregadas aumentou no mês de fevereiro deste ano. Brasil, Nordeste e o estado do Maranhão obtiveram saldos positivos no período.

O Maranhão registrou 17.888 pessoas admitidas. Apesar do grande aumento, o saldo é de 722 abaixo do registrado no mês de janeiro, que foi de 982.

O setor industrial no Maranhão registrou uma variação negativa de 481 empregos, com destaque para o setor da construção com – 502 empregos formais, número que tem caído desde janeiro.

As indústrias de transformação e a extrativa experimentaram leves variações positivas, com 13 e 22 vagas, respectivamente. Os serviços de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação criaram uma vaga apenas.

Olhando para a composição do saldo do emprego por setor econômico, verificou-se que apenas a construção e o comércio registaram variações negativas (-502 e -265, respetivamente), segmentos que funcionam mesmo como termômetros sociais. Em termos de emprego, os serviços e a agricultura tiveram os melhores desempenhos.

Esse resultado provém do Monitoramento do Emprego Formal, pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Outras pesquisas, sondagens e indicadores podem ser encontrados nas publicações no site da FIEMA.  

Admin