Com inauguração do Casarão da Indústria, Sesi valoriza centro histórico de São Luís

CONVERSA FRANCA

Valorização da João Lisboa

Por muito tempo, a Praça João Lisboa e o Largo do Carmo eram uma espécie de centro financeiro de São Luís, tantos eram os estabelecimentos bancários que estavam ali instalados; Banco Econômico, Banco Real, Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), Banco Bandeirantes, Banco Mercantil de São Paulo, Caixa Econômica Federal  e as financeiras Módulos e Crédimus. A estes se somavam Correios, Viação Aérea de São Paulo (Vasp), além de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, e tudo isto proporcionava um intenso movimento de pessoas.

O vazio que se criou e o estado de abandono de alguns imóveis começaram a ser sentido nos anos 1980, quando a Prefeitura foi obrigada a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público a fim de serem retirados os ônibus que circulavam pelas imediações. Na penúltima semana de setembro, porém, algo de novo foi apresentado para valorizar esse espaço.

No dia 22 de setembro foi inaugurado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o Sesi Casarão da Indústria, equipamento cultural que resgata um dos prédios mais importantes do acervo arquitetônico do Centro Histórico de São Luís. Instalado no mesmo imóvel de esquina com a Rua da Paz, onde já funcionaram a Câmara Municipal, a Junta Comercial do Maranhão, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Panificadora Recife, do industrial José Seabra Godinho, serve de atração de público para as imediações

Empregos no comércio

A equipe de Captação de Vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) fará um levantamento junto ao comércio e outros setores econômicos para identificar vagas de emprego temporárias que movimentam as contratações nas lojas por conta do aumento nas vendas de fim de ano. 

Dentro do levantamento, também deverá ser identificado qual o perfil do profissional para preencher essas vagas. A iniciativa deverá as empresas sobre as pessoas em busca de uma nova recolocação no mercado de trabalho local.

Capacitação do Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai realizar cursos profissionalizantes na área de turismo, hospitalidade e lazer, para mais de 1.200 alunos, nos municípios de São Luís, Balsas, Lençóis, Delta, Munim, Pinheiro, Imperatriz, Grajaú e Santa Inês, como parte da parceria firmada com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

Os dois órgão vão buscar parceria também com as prefeituras a fim de serem oferecidas instalações para realização das aulas.

Reunião em Imperatriz

A Federação do Comércio realizou, na última quarta-feira (20), reunião de diretoria histórica, pela primeira vez na cidade de Imperatriz, na região tocantina.

O evento foi marcado por homenagens ao empresário e primeiro vice-presidente da entidade, Vilson Maia, e ao governador Carlos Brandão.

“Foi um momento memorável para a atuação da Fecomércio no sul do Maranhão”, comemorou o presidente Maurício Feijó.

O governador Carlos Brandão e o empresário Wilson Maia foram homenageados com o Mérito Comercial na primeira reunião da Federação do Comércio na cidade de Imperatriz. Ainda no registro o presidente Maurício Feijó (E) e o vice Antônio Freitas.

Setembro Amarelo

Nesta quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa e o Ministério Público do Maranhão reúnem profissionais de imprensa num café da manhã, a partir das 08h30, no Auditório Neiva Moreira na AL, como parte da programação alusiva ao Setembro Amarelo e terá como tema “O impacto da mídia na prevenção ao suicídio”.

O objetivo é orientar e debater a divulgação adequada e correta dos casos de automutilação e suicídio para que seja evitado o “Efeito Werther”, termo utilizado para designar a imitação de suicídios.

Melhorias no Aeroporto

A CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração do Aeroporto de São Luís (SLZ) desde março de 2022, fará nesta terça-feira, ao meio-dia, o anúncio oficial de início das obras de melhoria na infraestrutura do Cunha Machado, principal aeroporto do Estado.

Na oportunidade, representantes da empresa vão detalhar quais intervenções serão feitas, bem como o investimento, neste projeto de modernização, que está estimado em R$ 117 milhões, com previsão de gerar 180 empregos durante as obras.

Admin