Estados da Rota das Emoções apoiam Lençóis para Patrimônio Natural da Humanidade

Documento assinado por representantes do Ceará e Piauí

O Maranhão recebeu uma carta de apoio à candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco. O documento foi assinado, nesta quinta-feira (28), por secretários de Turismo, representantes de Instâncias de Governança Regional (IGRs) e Sebrae do Ceará e Piauí, estados que também compõem a Rota das Emoções. 

Para a titular da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Socorro Araújo, a atitude demonstrou o sentimento de união e torcida por uma decisão favorável, já que o parecer final da visita técnica só deve ser divulgado no segundo semestre do ano que vem. 

Na 50ª edição da ABAV Expo, o Maranhão participa com estante próprio do Turismo e dá apoio ao espaço da Rota das Emoções, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae.

Segundo a coordenadora regional do Projeto Rota das Emoções, Suilane Teixeira, com a assinatura da carta, “os estados do Piauí e Ceará referendaram a indicação da Unesco. A atitude simboliza que secretarias estaduais de Turismo e IGRs dos três estados estão de mãos dadas”.

Os representantes da Rota das Emoções ainda aproveitaram o encontro para alinhar questões relacionadas à sinalização turística dos territórios, na tentativa de identificar devidamente os atrativos e revelar aos turistas toda beleza dessa aventura interestadual.

Outras agendas – Na mesma data de entrega das assinaturas, como parte da programação da maior exposição de Turismo do Brasil, a secretária Socorro Araújo esteve na assembleia do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, que contou com a presença do ministro Celso Sabino.

Em pauta, assuntos de relevância nacional, a exemplo da implementação do tax free (livre de impostos). Na prática, um modelo usado em vários destinos para estimular a venda para turistas internacionais, que receberiam de volta as taxas de determinados produtos. No Brasil, as mercadorias e a alíquota de retorno ficariam a cargo de cada estado.

Além desse assunto, foram debatidos outros temas, tais como: Política Nacional de Turismo Integradora, retomada do Salão Nacional do Turismo em Brasília, o papel das IGRs, aumento da competitividade turística brasileira, capacitação da mão-de-obra e melhoria dos serviços.

Estande Maranhão – No 2º dia de Exposição, o espaço da SETUR-MA surpreendeu visitantes, promovendo as riquezas da terra. Quem encostou no estande ‘Maranhão de Encantos’ ganhou ecobags da marca promocional, material gráfico, kits e brindes, como uma boina com as cores do reggae.

Vale lembrar que, há poucas semanas, São Luís foi oficialmente reconhecida como a capital nacional do ritmo jamaicano. 

Os sabores típicos da tiquira, do camarão e da farinha de mandioca continuaram fazendo sucesso no espaço maranhense. A aplicação da pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão também segue na pauta de atividades, assim como a agenda com diversos operadores e agentes de turismo, que está sendo cumprida para captar novos negócios.

“Toda viagem é um sonho que nós temos o dever de realizar. Vim em busca de informações sobre as novas rotas turísticas do Maranhão, porque quero fazer uma visita, e, depois, levar grupos de turistas, em especial, da melhor idade pra lá”, afirmou José Filho Vale, agente de viagens de Angra dos Reis.

Admin