Comércio fecha na segunda-feira e compras devem ser antecipadas para este fim de semana

Apenas atividades essenciais podem funcionar

AQUILES EMIR

Ao contrário de outras datas consideradas com feriado em que estabelecimentos comerciais podem funcionar mediante cumprimento de algumas obrigações, nesta segunda-feira (23) o comércio deverá suspender suas atividades em quase toda sua totalidade, com exceção apenas dos segmentos cujas atividades são consideradas essenciais: farmácias, supermercados, postos de combustíveis, padarias, feiras… A data, conforme acordo trabalhista entre patrões e empregados, é reservada para comemoração do Dia do Comerciário, transcorrido dia 16 deste mês.

De acordo com a nota da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MA), nem mesmo pagamento de hora extra dobrada, gratificação e outras obrigações exigidas para o funcionamento de uma loja no feriado podem garantir a abertura de algum estabelecimento.

“No dia 23 de outubro (segunda-feira), Dia do Comerciário, o comércio lojista da Grande Ilha estará de portas fechadas em comemoração à data, destinada ao descanso da categoria, conforme previsto em Convenção Coletiva, sendo vedada a abertura dos estabelecimentos comerciais neste dia”, diz a nota.

Por conta dessa exigência a Fecomércio recomenda aos consumidores dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar que antecipem suas compras, ou seja, aproveitem o funcionamento deste sábado e domingo para atender suas necessidades de consumo.

Apesar da paralisação do comércio, diversas atividades vão estar funcionamento normalmente, como repartições públicas, estabelecimentos bancários, indústrias, empresas agropecuárias, empresas de transporte e outras foram da atividade comercial.

Os segmentos de comércio que têm autorizações para funcionar são aqueles que exercem uma atividades essenciais, como é o caso da venda de combustíveis, de alimentos, medicamentos e outros.

 

Admin