Vereador Astro de Ogum pede esclarecimentos sobre terreno da refinaria, que fica em Bacabeira

Vereador cobrou informações também sobre o VLT da capital 

O vereador Astro de Ogum (PCdoB) surpreendeu na sessão plenária da última segunda-feira (27) na Câmara Municipal de São Luís ao cobrar uma destinac útil para o terreno onde seria construída a Refinaria Premium I. A surpresa é porque o imóvel fica em outro município, Bacabeira.

O vereador disse que apresentou um requerimento solicitando informações sobre a utilização da área, que recebeu obras de terraplanagem e de adaptação em valor superior a R$ 1,5 bilhão.

“Muita gente herda prejuízos imensos de empréstimos bancários por apostar em um empreendimento completamente neutralizado. A Refinaria de Bacabeira se transformou em um cemitério no estado do Maranhão”, declarou.

Na opinião do decano da Casa, o espaço poderia ser construído um cemitério e justificou dizendo que a Região Metropolitana não conta mais com grandes áreas para construção de necrópole. 

“Por sinal, o cemitério está em falta. Não tem mais [áreas para construção desses espaços]. Hoje o custo para enterrar é muito alto e está ficando difícil. Por isso faço essa proposta: se não retornarem à ficção agradável da Refinaria de Bacabeira, que faça um cemitério muito grande na área [onde o empreendimento seria construído]”, completou.

Em seu discurso, Astro de Ogum também voltou a reiterar um requerimento de sua autoria, cobrando resposta sobre utilidade ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) adquirido durante a gestão do ex-prefeito João Castelo.

Em março, o parlamentar chegou a apresentar um pedido direcionado à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) solicitando os custos para guardar o modal que seria utilizado como novo sistema de transporte na capital.

“Outra situação é a questão do VLT que ainda não obtivemos respostas. Precisamos saber qual será a destinação do VLT? Queremos saber se ele vai ser vendido, leiloado ou alugado?”, questionou>

O parlamentar também concordou com o discurso do vereador Chaguinhas tratando sobre resgate do Legislativo, afirmou que “a Câmara tem sido uma das mais vigiadas do Brasil” e finalizou cobrando uma posição do Ministério Público sobre o relatório da CPI do Transporte.

ASSISTIR AO VIVO Leon X Club America Mexicano 2023/2024, LIGA MX HOJE (29/11), PALPITES, ESCALAÇÕES, CLASSIFICAÇÃO

Por MRNEWS:

A entre Leon X Club America é válida pelo Campeonato Mexicano, Liga MX ou ainda a Liga Mexicana 2023/2024. Contudo, a bola rola HOJE (29/11) às 22:06 hs (horário de Brasília). A partida tem  Leon como o mandante da partida e quer buscar a vitória sobre seus domínios.

A transmissão das partidas da Liga MX para o Brasil serão, a princípio, ERAM feitas todas elas pela ONEFOOTBALL. Entretanto, o app deixou de fazê-lo. A transmissão era feita apenas por STAR+ e ESPN, que também não tem mais transmitido. Assim sendo, fique atento no site para conferir as transmissões dos jogos. Confira jogos de hoje e onde haverá transmissão.

Existem canais internacionais que transmitem os jogos, veja a seguir.

–>

NARRAÇÃO /PRÉ-JOGO Leon X Club America AO VIVO AQUI

ASSISTIR AO VIVO Leon X Club America Mexicano 2023/2024, LIGA MX HOJE (29/11), PALPITES, ESCALAÇÕES, CLASSIFICAÇÃO

Leon 1 X 2 Club America MELHOR ODD 1X2 – BETSSON

00:10 Atlético San Luis  0 x  1 Monterrey –

Times da casa – NETBET

MELHORES ODDS F12BET

 MELHOR ODD Times da casa – NETBET
 MELHOR ODD 1X2 – BETSSON

MELHORES ODDS DO MEXICANO: F12BET

 

PROVÁVEIS TIMES

  • León: Cota, Tesillo, Moreno, Frías, Rodríguez, Mena, Rodríguez, Bellón, Hernández, Viñas y Alvarado
  • América: Malagón, Álvarez, Cáceres, Lichnovsky, Fuentes, Fidalgo, Dos Santos, Zendejas, Quiñones, Rodríguez y Martín

Onde assistir Leon X Club America AO VIVO HOJE (08/11) às 23 hs – CAMPEONATO MEXICANO

Entretanto, como informado, apenas alguns jogos do campeonato mexicano terão transmissão para o Brasil. Assim sendo, confira abaixo quem transmitirá

 

Canal Leon X Club America
TUDN.COM  sim
STARPLUS SIM SÓ INTERNACIONAL
OUTRO YOUTUBE LIGA MX (SÓ INTERNACIONAL)

BETSSON (SÓ ACOMPANHAMENTO)

 

 

 

 

 

A Primera División de México, ou a Liga MX, tem um grande patrocinador que renomeia a liga.  Assim, a liga passou a se chamar, desde 2013, Liga BBVA Bancomer. Esta é a liga mais forte da América do Norte e envolve os melhores times daquele país. A competição tem 18 times na série A. Entretanto, na temporada de 2019/2020, não houve rebaixamento e um clube foi adicionado à liga, totalizando, agora 19 times.

Assim, como outros campeonatos de língua espanhola, o Mexicano também conta com a Apertura (primeira fase) e a Clausula (segunda fase). Por fim, Os clubes com mais vitoriosos da competição são o América, com 13 títulos, e o Chivas, com 12 títulos, seguidos de Toluca com 10, Cruz Azul com 9, Pumas, León e U.A.N.L Tigres com 7 títulos cada.

Campeonato Mexicano.

O Campeonato Mexicano, também conhecido como Liga MX ou Liga BBVA Bancomer MX, é uma das competições mais importantes e emocionantes do futebol no México. Fundada em 1943, a liga tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e popularização do esporte no país. Com 18 clubes participantes desde 2004 (exceto na temporada 2019/20, quando teve 19 equipes), a Liga MX atrai uma base de torcedores apaixonados e oferece um alto nível de competição a cada temporada.

A Liga MX é reconhecida por sua competitividade e intensidade. Os jogos são marcados por habilidade técnica, táticas astutas e rivalidades acirradas entre os clubes. A paixão dos torcedores é evidente nas arquibancadas, onde cantos, bandeiras e coreografias criam uma atmosfera vibrante e única. A liga tem uma rica história de grandes jogadores mexicanos e internacionais que deixaram sua marca no campeonato, elevando o nível do futebol praticado no México.

Além disso, a Liga MX tem se destacado por seu compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos. Os clubes investem em suas categorias de base e oferecem oportunidades para que jogadores promissores cresçam e se destaquem no cenário nacional e internacional. Isso tem contribuído para a formação de uma seleção mexicana forte, que tem alcançado sucesso em competições internacionais.

O formato do campeonato é dividido em dois torneios por ano, o Clausura (Encerramento) e o Apertura (Abertura), que proporcionam uma temporada repleta de emoções. Os oito melhores times avançam para a fase eliminatória, onde disputam quartas de final, semifinais e uma final eletrizante. Essa estrutura torna o campeonato ainda mais emocionante, com reviravoltas e surpresas ao longo do percurso.

Em resumo, o Campeonato Mexicano é uma competição apaixonante que encanta os fãs de futebol no México e além. Com sua história rica, jogos intensos e compromisso com o desenvolvimento de talentos, a Liga MX continua a prosperar e fortalecer seu lugar entre as principais ligas de futebol do continente americano.

 

Carro por assinatura segue como opção vantajosa com a elevação do preço dos seguros

Desvantagens da compra vão além dos custos com seguro

*Formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas, e sócio fundador da startup ComparaCAR, agregador de ofertas de compra e Carros por Assinatura. comparacar.com.br

ALAN LEWKOWICZ*

A decisão entre adquirir um carro por assinatura ou comprar um carro é uma escolha importante que muitos consumidores enfrentam, principalmente quando discutimos os valores relacionados ao seguro. Enquanto o carro por assinatura oferece uma abordagem inovadora para a mobilidade, a compra de um carro próprio com seguro por conta do proprietário pode acarretar desafios financeiros significativos.

O que vai ser considerado como parâmetro para uma seguradora determinar o valor do seguro de um carro é o índice de sinistralidade. Em outras palavras, uma determinada companhia de seguro irá analisar diversos elementos, como a idade do motorista, a região em que ele mora e o modelo do carro, a fim de traçar um perfil desse motorista. O risco aumenta quando o motorista é mais novo, mora em região periférica e dirige carros esportivos. Já os motoristas mais experientes, que moram em regiões mais nobres e conduzem veículos mais discretos têm o risco diminuído, na visão das seguradoras.

Além disso, vale destacar que os seguros de veículos ficaram, em média, 32% mais caros no decorrer do ano passado, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que acompanha tendências de inflação nos preços ao consumidor final. Esse índice médio mais que dobrou em algumas regiões metropolitanas, como em Belo Horizonte (MG), que registrou variação de 87,9% no valor da cobertura, seguido de Curitiba (PR), com 67,7%. Já São Paulo (SP) e Rio Branco (AC) houve um registro modesto de aumento, com média de 3,4% em ambos.

Fazendo um paralelo com a modalidade de carro por assinatura, essas preocupações com reajustes de seguro, regiões de risco, carro esportivo ou se o condutor é mais jovem e tem menos de dois anos de habilitação não existem. Por ser um produto de prateleira, independente do perfil do motorista, essas questões que oneram o bolso ficam de lado. Ao se assinar um carro, não são consideradas questões de perfil do motorista – e, principalmente, o seguro está incluso.

As desvantagens da compra de um carro vão além dos altos custos com seguro. Ao elencar o desembolso financeiro do motorista que deseja comprar um veículo, logo de início ele deverá arcar com despesas imediatas e recorrentes, como emplacamento, impostos, manutenção e reparos imprevistos. Além disso, a variedade e flexibilidade atrai cada dia mais novos motoristas a aderirem esse modelo. Os contratos de assinatura frequentemente permitem que os assinantes troquem de carro a cada poucos anos, permitindo experimentar uma variedade de veículos sem o compromisso de longo prazo.

Tanto o carro por assinatura quanto a compra de um carro próprio têm suas peculiaridades. Os consumidores devem considerar suas necessidades financeiras, estilo de vida e preferências pessoais ao tomar uma decisão. Enquanto o carro por assinatura oferece conveniência, flexibilidade e custos mais previsíveis, a compra de um carro próprio com seguro eventualmente caro pode resultar em encargos financeiros significativos e limitações a longo prazo. Cada abordagem tem seu lugar, dependendo das circunstâncias individuais do consumidor.

Incentivos da Sudene atraem R$ 2,4 bilhões em investimentos para o Nordeste

Maranhão teve sete projetos aprovados na reunião desta quinta

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, nesta quinta-feira (30), 65 pleitos de incentivos fiscais que representam R$ 2,4 bilhões em investimentos em sua área de atuação. As empresas beneficiadas asseguraram 33,2 mil empregos diretos e indiretos, sendo 1,5 mil novos postos de trabalho.

Eles foram distribuídos pelos estados da Bahia (22), Rio Grande do Norte (14), Maranhão, Minas Gerais e Paraíba (sete cada), Sergipe (três), Alagoas (dois) e Piauí, Pernambuco e Espírito Santo (um para cada).

“Os incentivos fiscais são fundamentais para a atração de investimentos para nossa região, especialmente pelas desigualdades intrarregionais ainda existentes no país. A aprovação desses pleitos é parte da estratégia da Sudene, através de seus instrumentos de ação, de promover o desenvolvimento includente e sustentável, estimulando o aumento da competitividade do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo”, afirma o superintendente Danilo Cabral.

Ele destaca que o fortalecimento dos setores produtivos na região é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Os empreendimentos são das áreas petroquímica, plásticos, calçados, metalurgia, informática, têxtil, químicos, alimentação, máquinas e equipamentos, além da agroindústria. Em relação à modalidade do benefício, 61 pleitos foram da redução de 75% IRPJ, recursos que podem ser usados para projetos de implantação, modernização, ampliação ou diversificação de empreendimentos. E quatro de reinvestimento de 30% do imposto devido em projetos de modernização ou complementação de equipamentos. Do total de empresas, 37 informaram a realização de programas socioambientais mantidos nas comunidades em que elas atuam e 28 informaram não desenvolvê-los.

De acordo com o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire, neste ano, a Sudene aprovou 388 pleitos de benefícios fiscais. “Essas empresas reportaram um total de R$ 20,7 bilhões em investimentos nos 11 estados da nossa área de abrangência, garantindo 214,4 mil empregos diretos e indiretos. São números superiores aos registrados em 2022”, disse. Os principais setores beneficiados foram infraestrutura (R$ 10,9 bilhões), petroquímico (R$ 3,5 bilhões), alimentos e bebidas (R$ 925 milhões) e metalurgia (R$ 847 milhões).

Para este ano, segundo a coordenação-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, ainda existe uma carteira de pleitos em análise na Sudene, somando 348 pleitos. “Essa demanda significa mais de R$ 18 bilhões em investimentos realizados pelas empresas na região”, comentou o coordenador da área, Silvio Carlos do Amaral e Silva. Ele frisa que a Autarquia tem o compromisso de analisar, no ano corrente, os pleitos apresentados pelas empresas até o dia 31 de outubro.

Cesta de alimentos medida pela Associação de Supermercados aumenta 0,10% em outubro

Aumento do óleo diesel interrompe série de retração de preços

A cesta AbrasMercado interrompeu a série de cinco quedas consecutivas nos preços e encerrou outubro com variação de 0,10%. Dentre os fatores, estão questões climáticas sazonais que impactaram os preços do hortifrutigranjeiros e a reoneração do óleo diesel, como adiantado pela entidade, em setembro.

As principais altas foram batata (11,23%), cebola (8,46%), arroz (2,99%), carne bovina – corte traseiro (1,94%), açúcar refinado (1,88%), tomate (0,97%), extrato de tomate (0,83%), pernil (0,57%), frango congelado (0,54%).

Apesar da alta registrada no mês, as quedas nos preços foram expressivas de janeiro a outubro (-6,43%) e nos últimos 12 meses (-5,08%), influenciadas principalmente pelos preços do óleo de soja (-30,94%), do feijão (-23,12%), dos cortes bovinos do dianteiro (-12,61%) e do traseiro (-12,44%), do frango congelado (-9,55%), do leite longa vida (-6,10%).

Os preços caíram de R$ 754,98 em janeiro para R$ 705,93 em outubro – uma variação de -6,43% equivalente a cerca de R$ 50,00.

A maior retração em outubro foi registrada na cesta de lácteos: leite longa vida (-5,48%), queijos muçarela e prato (-1,14%), leite em pó (-0,87%), margarina cremosa (-0,60%).

Na cesta de produtos básicos, as principais quedas vieram do feijão (-4,67%), do óleo de soja (-1,77%), do café torrado e moído (-1,23%), da farinha de mandioca (-0,65%), da farinha de trigo (-0,56%).

Dentre as proteínas que mantiveram a tendência de queda nos preços estão: ovos (-2,85%), carne bovina – corte do dianteiro (-0,30%). Já as altas, foram registradas na carne bovina – corte do traseiro (+1,94%), pernil (+0,57%), frango congelado (+0,54%).

Na cesta de higiene e beleza, as principais quedas foram registradas no sabonete (-0,78%), xampu (-0,08%) e as altas no papel higiênico (+0,99%) e no creme dental (+0,22%).

Em limpeza, houve recuo em sabão em pó (-1,03%), detergente líquido para louças (-0,42%), água sanitária (-0,04%).

Na análise regional, a maior queda no indicador ocorreu na região Sul (-1,07%). Nordeste (-0,17%), Norte (-0,09%), Sudeste (+0,45%), Centro-Oeste (+0,27%).

Cesta de alimentosNo recorte da cesta de alimentos básicos com 12 produtos houve variação de -1,01% em outubro ante setembro e o preço, na média nacional, caiu de R$ 299,10 para R$ 296,10.

As principais quedas vieram do leite longa vida (-5,48%), feijão (-4,67%), óleo de soja (-1,77%), café torrado e moído (-1,23%), massa sêmola de espaguete (-1,12%), margarina cremosa (-0,60%), farinha de trigo (-0,56%), farinha de mandioca (-0,65%), carne bovina – corte dianteiro (-0,30%),

As altas foram registradas no arroz (+2,99%), no açúcar refinado (+1,88%). No acumulado do ano, as altas são mais expressivas: arroz (+13,58%) e açúcar refinado (+7,58%).

Iracema Vale destaca benefícios da construção da Avenida Metropolitana em São Luís

Deputados acompanharam assinatura da Ordem de Serviço 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quinta-feira (30), ao lado de uma comitiva de deputados, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço que autoriza a execução do primeiro trecho da construção da Avenida Metropolitana, em São Luís. O ato foi comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB).

“Essa importante obra irá facilitar o transporte público, estimular o desenvolvimento econômico e gerar empregos, aumentando a renda da população. Parabenizo o governador Carlos Brandão, que tem construído boas parcerias para trazer cada vez mais desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Etapas ´Segundo o governador Carlos Brandão, a nova avenida será construída em quatro etapas, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O primeiro trecho percorrerá a Vila Funil, localizada no KM-02 da BR-135, até a Avenida Principal do bairro São Raimundo, totalizando 1,6 quilômetro de via.

“A iniciativa é um importante marco viário que objetiva economizar tempo e reduzir a distância no trajeto entre os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, conectando-os de forma estratégica e prática. Essa é mais uma importante ação em parceria com o Governo Federal, que tem apoiado todos os nossos projetos”, ressaltou o governador.

A obra será executada com recursos do Governo do Maranhão e do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O investimento deste primeiro trecho será de R$ 26.219.106,10, sendo R$ 18 milhões de recursos do Tesouro Estadual. Somada as quatro etapas, a obra terá um investimento total de R$ 118 milhões.

“A Avenida Metropolitana terá seis pistas para veículos, calçadas de ambos os lados, ciclovia e canteiro central com iluminação. A obra deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas com mais empregos diretos, facilidade nos meios de transporte coletivo e a dinamização do tráfego urbano da região”, acrescentou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira.

Maranhão tem 37.709 matrículas no programa Escola em Tempo Integral

Estado recebeu R$ 38,8 milhões para implementar turno ampliado 

O Maranhão tem 37.709 matrículas garantidas no projeto Escola em Tempo Integral do Governo Federal. O Ministério da Educação já repassou R$ 38,8 milhões para 217 municípios implementarem o estudo com carga ampliada no estado.

Até o fim de dezembro, haverá novos repasses. O total pactuado pelo programa no Maranhão é de R$ 216,2 milhões. Os recursos vão garantir 14.093 matrículas na rede estadual de ensino e outras 23.616 matrículas na rede municipal.

A capital São Luís é a cidade com maior número de matrículas previstas no estado. São 2.710 e um valor total pactuado de R$ 15,2 milhões. Na sequência dos cinco municípios com maior número de matrículas estão Imperatriz (1.337), Timon (866), Caxias (790) e Paço do Lumiar (597).

Nacional – No país como um todo, o Governo Federal já direcionou R$ 799 milhões. Um total de 4.148 secretarias de educação — entre estados, o Distrito Federal e os municípios — recebem a verba. O programa pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil.

O investimento total ao longo do programa será de R$ 4 bilhões e vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

“A escola em tempo integral não é só para aumentar a carga horária, mas acolher bem as pessoas, os alunos. É para dar oportunidade e valorizar o professor”, afirma Camilo Santana, ministro da Educação.

O programa abrange, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

O programa considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem.

Requisito – São consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a sete horas diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos, sem sobreposição entre eles. Apenas as matrículas criadas ou convertidas em tempo integral a partir de 1º de janeiro de 2023 poderão ser contadas para fins de participação no programa.

Cadastro em dia – O depósito é feito em uma conta corrente específica aberta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC, no Banco do Brasil. O Ministério da Educação alerta para o fato de que há secretarias com dados desatualizados, o que impede a transferência de recursos. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais oficiais do FNDE, pelo telefone 0800 616161 (opção 1 para assuntos do FNDE) ou pelo e-mail repasse܂cgaux@fnde܂gov܂br.

Chega às lojas biografia de Henry Kissinger, que faleceu aos cem anos nesta quarta-feira

Trata-se da biografia de um dos maiores estadistas do século 20

Nenhum estadista norte-americano foi tão reverenciado e criticado como Henry Kissinger. Considerado por alguns um “homem indispensável”, cujos conselhos foram requisitados por todos os presidentes de John F. Kennedy até Barack Obama, Kissinger também atraiu uma horda de críticos hostis que o pintaram como um estrategista maquiavélico amoral – o epítome do realista “sangue-frio”.

Neste livro, que chega às lojas pelo selo Crítica da Editora Planeta e o primeiro de dois volumes, Niall Ferguson, um dos mais célebres historiadores do mundo, traça um panorama extraordinário do mundo de Kissinger.

Somente através de suas origens – judeu na Alemanha do Terceiro Reich, pobre imigrante em Nova York, soldado na Batalha das Ardenas, interrogador de nazistas e estudante de história em Harvard – é possível entender sua dívida com o idealismo.

E apenas ao rastrear sua ascensão, queda e renascimento como conselheiro de Kennedy, Nelson Rockefeller e Richard Nixon, poderemos apreciar a magnitude de sua contribuição à teoria da diplomacia, estratégia e luta contra a guerra nuclear.

Partindo de registros confidenciais de Kissinger, mas também de documentos de mais de cem arquivos ao redor do mundo, esta biografia é a obra-prima de Niall Ferguson, que reconstrói toda uma era.

Ficha técnica

    • Título: Kissinger 1923 – 1968: o idealista
    • Autor: Niall Ferguson
    • Tradução: Solange Pinheiro, Claudia Santana e Angela Tesheiner
    • ISBN: 978-85-422-2184-8
    • 1008 páginas 
    • R$ 229.90
    • Selo Crítica| Editora Planeta 

Sobre o autor – Nascido em 1964, Niall Ferguson é um dos mais renomados historiadores da Grã-Bretanha. Leciona na Universidade Harvard e é pesquisador na Universidade Stanford. Escreve regularmente para jornais e revistas do mundo inteiro.

Diversos de seus livros foram adaptados para documentários na TV britânica – tendo A ascensão do dinheiro ganhado o Emmy. É autor de dezesseis livros, muitos deles best-sellers e publicados no Brasil pelo selo Crítica da Editora Planeta. Para maiores informações, acesse o site do autor.

Sobre o selo – Criado na Espanha, em 1976, e disponível no Brasil desde 2016, o selo é conhecido pela qualidade de seus títulos na área de história, ensaios e divulgação científica. Niall Ferguson, Mary Beard, Miguel Nicolelis, Noam Chomsky e Antony Beevor estão entre os principais autores no Brasil.

 

CDL comanda chegada de Papai Noel na Rua Grande

CONVERSA FRANCA

Boas vindas ao bom velhinho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís faz a abertura da temporada natalina na capital maranhense nesta sexta-feira (dia 1°), a partir das 15h, com o lançamento da campanha Natal Show de Prêmios. O evento acontece em frente ao Shopping Rua Grande (Rua Oswaldo Cruz), onde a CDL receber o Papai Noel e o cortejo natalino, numa programação aberta ao público.

A programação será comandada pelo presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, que explica a importância do cortejo. “O lançamento do Natal Show de Prêmios será uma grande festa para marcar a abertura da temporada natalina como um momento feliz para a população”, afirma.

O Natal Show de Prêmios é uma campanha desenvolvida pela entidade com o objetivo de provocar o incremento das vendas do comércio no final do ano, por meio de premiação aos consumidores.

A campanha, que está em sua sexta edição acontece de 1° a 30 de dezembro, com mais de 500 pontos de venda cadastrados, onde o consumidor vai receber um cupom a cada 100 reais em compras e concorrer ao sorteio de um caminhão de prêmios, duas motos elétricas e dois vales compras.

 

 

Palmeiras goleia, dispara na liderança e pode conquistar o titulo de campeão no domingo

Verdão é seguido por Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo

O Palmeiras disparou na liderança do Brasileirão ao derrotar o América Mineiro por 4 a 0, na noite desta quarta-feira (29), no Allianz Parque, em São Paulo (SP), pela 36ª rodada do Brasileirão. Os outros times paulistas em campo foram São Paulo, que venceu o Bahia, e o Santos, derrotado pelo Fluminense.

Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 66 pontos, abrindo três na liderança, seguido pelo Botafogo, Atlético Mineiro, em terceiro, e Flamengo, em quarto, todos com 63 pontos. O Verdão pode ser declarado campeão no domingo (03), se derrotar o Fluminense, e Flamengo, Botafogo e Atlético não vencerem suas partidas.

O Palmeiras precisou de apenas um minuto para inaugurar o marcador. Raphael Veiga cobrou falta, a bola desviou e sobrou para Endrick. O atacante cortou o marcador e acertou um bonito chute para fazer 1 a 0. Aos 39 minutos, após cobrança de falta de Raphael Veiga, Éder empurrou contra o próprio gol: 2 a 0.

No segundo tempo, o Palmeiras, que ampliou aos 42 minutos. Piquerez avançou pela esquerda e cruzou para Flaco López, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. E ainda teve o tempo de fazer o quarto. Aos 46, após cobrança de escanteio de Raphael Veiga, Jailson cabeceou e Flaco López completou para o fundo das erde.s

O Palmeiras volta a campo no domingo, às 16h, para enfrentar o Fluminense, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Já o América recebe o Bahia, no mesmo dia e horário, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

Tricolor – O São Paulo conquistou a primeira vitória longe do Morumbi neste Campeonato Brasileiro. No penúltimo jogo como visitante, o time paulista superou o Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), com gol marcado por Caio Paulista, aos 51 minutos do segundo tempo. 

Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo o resultado também serviu para livrar qualquer chance de rebaixamento do clube, aparecendo em nono lugar, com 50 pontos. Já o Bahia abre a zona de rebaixamento, em 17º, com 41.

Na próxima rodada, o São Paulo continua como visitante e encara o Atlético Mineiro, na Arena MRV, e, Belo Horizonte (MG), no sábado (02 de dezembro), às 21h. Já o Bahia também atua na capital mineira, contra o América.

Santos – O Santos perdeu para o Fluminense, jogando na Vila Belmiro, por 3 a 0. Os paulistas seguem na luta para se afastar da zona do rebaixamento.

Sem objetivos no Brasileirão, o Fluminense chegou aos 56 pontos e manteve a sétima colocação. O Santos estacionou nos 43 e ocupa a 15ª posição.

Na reta final do Brasileirão, o Fluminense ainda enfrenta Palmeiras e Grêmio, enquanto o Santos entra em campo contra Athletico Paranaense e Fortaleza.

(Com informações da FPF e imagens dos Twitters – X – do Palmeiras, São Paulo e Santos)