Codevasf realiza curso de capacitação em meliponicultura em Bacabeira

Capacitação busca a estruturação da cadeia produtiva da mel

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu um curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão no município de Bacabeira (MA). A capacitação busca a estruturação da cadeia produtiva da meliponicultura em atendimento à demanda da Associação de Moradores do Povoado de Campo de Perizes (Amocampe). Essa é mais uma promoção do Projeto Amanhã, ação da Codevasf que atende jovens da zona rural com cursos profissionalizantes, de acordo com suas vocações econômicas locais.

Criada há 12 anos e reunindo cerca de 50 associados ativos, a Associação já possui casa de mel e, dentre outros programas e atividades desenvolvidos, trabalha com a criação de abelhas do gênero Apis (com ferrão). Agora, eles se preparam para iniciar as atividades com abelhas nativas, usando técnicas que proporcionem o manejo adequado das abelhas sem ferrão, a preservação dessas espécies e uma melhor forma de aproveitamento de seus produtos e subprodutos.

“A Codevasf no Maranhão vem atuando no fomento às ações de desenvolvimento territorial. A realização de capacitações como essa é importante para a qualificação de mão-de-obra e a melhoria da produção. Acreditamos que o curso irá alavancar ainda mais o setor da meliponicultura a partir da melhoria das condições da criação e manejo, com efetiva contribuição para a geração de emprego e renda principalmente para os jovens da Associação”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.

“As informações passadas no curso vão ajudar todos os produtores a melhorar o manejo, aumentar a coleta e garantir uma renda extra às famílias”, avalia José Magno Silva, presidente da AMOCAMPE. “A ação vai trazer melhorias no sustento da nossa comunidade, que é tão rica em potencial de produção”, comemora Ana Maria Pires, produtora associada.

O município de Bacabeira já foi beneficiado pela Codevasf com a restruturação da Unidade de Beneficiamento de Mel da Associação de Criadores e Produtores Rurais do Município de Bacabeira. Na ocasião, um dos objetivos foi atender às especificações exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Vigilância Sanitária no que diz respeito a adequação às normas sanitárias e de higiene, o que agrega valor aos produtos. Já no apoio à comercialização da produção, foram doados equipamentos diversos, como tambores para acondicionamento de mel, baldes plásticos de 18 litros, bandejas de aço, baldes de inox de 20 litros com peneira e estrados em PVC.

 

Fomento à produção – A partir da concepção e da visão do espaço a ser trabalhado como um território que apresenta suas vocações naturais e identidades culturais, a Codevasf vem ampliando suas ações mediante o apoio a organizações de produtores.

A concretização deste trabalho ocorre por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), com a estruturação das cadeias produtivas da fruticultura, horticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, piscicultura, economia criativa, dentre tantas outras, sempre com foco na agricultura familiar.

“Neste sentido, a principal estratégia para a realização do curso de capacitação em Criação e Manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão é a preparação de jovens e interessados na cadeia da meliponicultura, de modo a promover a melhoria do processo de produção. Com isso, a Codevasf traz desenvolvimento das ações de inclusão produtiva para o aumento da renda familiar e amenização das desigualdades regionais”, destaca o gerente regional de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf no Maranhão, Adenilson Oliveira.

O Maranhão é destaque em espécies de abelha sem ferrão, com uma diversidade de espécies nativas. Estima-se que a fauna de abelhas no estado seja de quase 640 espécies, mas, até o momento, apenas 23% (153 espécies) são reconhecidas.

Admin