Secretaria de Segurança deflagra operação para dar segurança nas festas de Natal e de Réveillon

Reforço policial começou nesta sexta-feira

Com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade à população maranhense durante as festividades de Natal e Ano-Novo, foi iniciada, nessa sexta-feira (22), a Operação Fim de Ano em todo o Maranhão. Integrando diversas forças do Sistema de Segurança Pública, a ação visa fortalecer a presença policial e implementar medidas estratégicas para prevenir incidentes e combater a criminalidade, assegurando um período festivo marcado pela paz e bem-estar.

“Essa é mais uma operação integrada das nossas forças de segurança que farão um policiamento ainda mais ostensivo tanto na Grande Ilha quanto no interior do estado, sobretudo nas cidades com atrações públicas, para garantir mais segurança ao povo maranhense durante essas festividades de fim de ano, de modo que todos possam aproveitar da melhor forma esse período”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Até o dia 2 de janeiro de 2024, a Polícia Militar do Maranhão intensificará suas ações ostensivas com ampliação do patrulhamento, realização de barreiras e incursões. O esquema será ainda mais forte entre os dias 24 e 25 de dezembro e na virada do ano. Só na Grande Ilha, cerca de 800 policiais estão sendo empregados para garantir a ordem nesta última semana do ano, tradicionalmente de intensa movimentação.

“Durante esses dois grandes eventos, que são o Natal e o Ano-Novo, teremos abordagens a pessoas, automóveis e motocicletas com o objetivo de apreender drogas, armas de fogo, bem como coibir delitos em razão do uso do álcool. Na Grande Ilha, onde a orla é o principal palco da festa da virada, teremos barreiras nas principais entradas da Avenida dos Holandeses, sobretudo as que dão acesso à Avenida Litorânea, e do Espigão Costeiro até as praias do Olho d’Água, Meio e Araçagi”, explicou o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando.

“O interior também vai contar com o emprego da força máxima de nosso policiamento para garantir a tranquilidade de todos os maranhenses. Todo o nosso efetivo administrativo reforçará as equipes do operacional para garantir que essas festas possam acontecer dentro da normalidade”, acrescentou.

Além dos cerca de 800 policiais garantindo a ordem na Grande Ilha, que compreende os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 350 viaturas, entre automóveis e motocicletas serão mobilizadas para auxiliar nas rondas que deverão ser realizadas durante os próximos dias. Cerca de 10 conjuntos de cavalaria também auxiliarão no patrulhamento na orla.

Agentes do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) realizarão, ainda, durante o período, barreiras de contenção nas rodovias da região metropolitana para garantir o cumprimento da legislação e das normas de trânsito, de modo a evitar acidentes, utilizando o teste do bafômetro em blitze para garantir que ninguém dirija sob efeito de álcool e comprometa, assim, a segurança e a vida de outras pessoas.

Mais segurança – Agentes do Centro Tático Aéreo (CTA) também darão suporte as ações ostensivas. Todas as aeronaves serão utilizadas para auxiliar, no ar, o trabalho que será executado em solo pelas demais forças policiais, assim como as viaturas que compõem o grupamento e todo o seu efetivo, de modo a fortalecer as ações de combate à criminalidade e garantia da ordem durante esse período festivo.

Para garantir que todos tenham um Natal e Réveillon marcado pela paz e bem-estar, a Polícia Civil do Maranhão também integra a Operação Fim de Ano e vai trabalhar de forma estratégica para fazer com que a população seja atendida.

“Nós também vamos integrar o patrulhamento ostensivo checando mandados de prisão em aberto na Grande Ilha, de modo que eles continuem sendo cumpridos. Teremos equipes atendendo às ocorrências normalmente e em regime de plantão, nos fins de semana e feriados – dias 25 de dezembro e 1º de janeiro”, pontuou o delegado-geral operacional da Polícia Civil, Lúcio Reis.

Como acontece de forma habitual, os distritos policiais permanecerão fechados aos fins de semana e no feriado, retornando nos dias subsequentes. Nesses dias, quem precisar de atendimento deverá procurar os plantões centrais de São Luís e Região Metropolitana e as 21 delegacias regionais no interior do estado. Casos de violência doméstica ou contra a mulher também deverão ser buscados nas regionais. Boletins de ocorrência podem ser registrados, ainda, por meio da Delegacia Online.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também estará a postos para atender ocorrências durante o período. “Nós seguiremos investindo na prevenção, a fim de evitar acidentes. Essa é a orientação que temos repassado aos nossos bombeiros das unidades e também daqueles locais que teremos guarnições extras. Tenho certeza que com esse trabalho que está sendo feito e que começou muito antes, ainda com a atividade técnica, nós teremos um Natal e passagem de ano seguros”, garantiu o comandante da corporação, coronel Célio Roberto Araújo.

A Perícia Oficial do Maranhão atuará em regime de plantão para seguir atendendo as ocorrências tanto na Grande Ilha quanto no interior do estado. 

“O Instituto de Criminalística, o Instituto Médico Legal e o Instituto de Identificação, tanto na capital quanto do interior, estarão funcionando, realizando exames de crime contra a pessoa, crime contra o patrimônio, acidentes de trânsito, necropsia, exames de cautela que envolve todos os presos, os exames de lesão corporal e identificação de corpos, tudo para garantir a ordem e o andamento desse serviço de extrema importância também neste período de fim de ano”, assegura Anne Kelly Bastos Veiga, perita geral da Perícia Oficial do Maranhão.

Todas essas forças estão reunidas em dois telefones e poderão ser acionadas a qualquer hora durante esse período de festividades. O Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) é a instituição que realiza esse atendimento e estará disponível durante 24h, em regime de plantão.

“O CIOPS integra todas as forças através dos telefones 190 e 193. Temos um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, no caso de São Luís, que também permite que acionemos o serviço. Estaremos prontos, durante 24h, para atender todas as emergências. Quem precisar, poderá contar conosco”, informa o coronel Wallace de Sousa, diretor geral do CIOPS.

(Fonte Secom-MA)

Admin