Num total de 44 jovens aprendizes participaram
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou nos dias 15 e 16 de janeiro, em Açailândia, o workshop “Temas Transversais para Jovem Aprendiz”, no qual foram abordados assuntos importantes para o mercado de trabalho. O evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos e informações sobre o ambiente de trabalho, comportamentos, cuidados com a saúde física e mental e postura adequada na empresa.
O projeto foi coordenado pelo gerente do órgão no município, Mauro Sérgio Diniz; pela docente Márcia Castelo Branco; e pela supervisora educacional Rosimeire Sousa Lima e de toda a equipe do Senac.
As palestras foram realizadas para as três turmas de Aprendizagem, num total de 44 jovens aprendizes, além de colaboradores e convidados. Durante o workshop, foram abordadas questões cruciais para a integridade e eficácia do ambiente de trabalho, como também contribuiu de forma significativa para a formação de uma cultura organizacional mais saudável e inclusiva, tratando de temas relevantes não apenas para os jovens, mas para toda sociedade.
Esses foram os temas abordados durantes o workshop:
-
- O Impacto das redes sociais no ambiente de trabalho (Núbia da Silva Neres – Professora e acadêmica em Psicologia);
- O uso de drogas no ambiente de trabalho (Núbia da Silva Neres – Professora e acadêmica em Psicologia);
- Violência doméstica (Valéria Aquino – Enfermeira e Secretária Municipal da Mulher);
- Janeiro branco: Saúde mental no ambiente de trabalho (Cássio Carneiro – Enfermeiro e Professor Universitário).
A convidada Laura Aquino, natural de Teresina (PI), economista, deu o seu depoimento para os alunos, e pontuou sobre os desafios superados durante sua trajetória escolar e sua formação acadêmica, e sobre o quanto se orgulha da sua jornada como profissional/aluna. Durante sua fala, ela aborda que a busca por melhorias deve ser constante, tanto na vida pessoal quanto na profissional, e que as pessoas devem se orgulhar até das pequenas conquistas.
Ao final das palestras os especialistas realizaram rodas de conversa com os aprendizes, onde todos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar suas dúvidas a respeito dos temas discorridos no Workshop. Um momento de grande importância, pois os aprendizes se integraram e questionaram de modo geral sobre o quão é importante e necessário levar essas pautas para o ambiente corporativo.