Odontologia hospitalar ajuda a salvar vidas no Hospital Municipal

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

Pacientes internados nas UTIs do Hospital Municipal contam com um serviço de qualidade, que contribui para a redução de infecções, feito pela equipe de Odontologia Hospitalar.

Manter a higiene bucal –principalmente de pacientes entubados– pode salvar vidas, evitando que bactérias da boca possam infectar órgãos e aumentar a ocorrência de pneumonia associada à ventilação mecânica.

O trabalho da equipe inclui procedimentos para restabelecer a saúde da boca, como a laserterapia, que oferece resultados surpreendentes auxiliando na dor e na cicatrização de ferimentos de forma rápida.

É o caso, por exemplo, da Síndrome de Steven-Johnson, uma doença grave da pele e mucosas que provoca bolhas nos lábios ou no interior da boca. A síndrome pode surgir por reação a um medicamento ou infecção. 

Com a aplicação da laserterapia, uma criança de 7 anos portadora da Síndrome obteve melhora significativa nos lábios em 22 dias de tratamento no Hospital da Vila. 

“Ela não conseguia se alimentar e sentia muita dor em razão das lesões orais. Em alguns dias, a paciente teve uma boa evolução do quadro e recebeu alta, afirmou Eduarda Borges Guimarães, cirurgiã dentista da Odontologia Hospitalar.

Segundo a cirurgiã dentista Márcia Cristina Camargo Ramires, o caso foi documentado, apresentado em congresso e publicado na revista internacional Elsevier. 

Projeto

O trabalho da Odontologia Hospitalar feito nas UTIs do Hospital Municipal faz parte de um projeto do SUS para a melhoria da segurança do paciente. 

“A laserterapia começou a ser feita no Hospital Municipal na pandemia de Covid para tratar lesões orais severas em pacientes entubados ou que passaram por traqueostomia. Tivemos diversos trabalhos publicados em revistas especializadas”, disse Márcia.

Segundo ela, uma das ações de melhoria no atendimento hospitalar foi a inclusão da haste higiênica oral descartável no lugar de escovas de dente, além da laserterapia, procedimentos que poucos hospitais públicos utilizam.

Além da Odontologia Hospitalar, o HM oferece tratamento odontológico para pessoas com necessidades especiais e de bucomaxilo, que trata cirurgicamente problemas da boca, face e pescoço provocados por deformidades ou traumas. Os pacientes são encaminhados pelas UBSs da rede pública. 

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde