Apresentação teatral “Histórias com a Mafralda” é atração gratuita na Biblioteca Municipal de Sorocaba nesta sexta-feira (7)



4 de novembro de 2025

17:39

Por: Evelyn Azevedo

Os munícipes poderão conferir gratuitamente a apresentação teatral “Histórias com a Mafralda” que acontece, nesta sexta-feira (7), em dois horários, às 10h e às 14h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

O objetivo da iniciativa é aproximar a população do rico acervo das Bibliotecas Municipais de Sorocaba, além de incentivar o acesso à leitura, com propostas artísticas e lúdicas. A programação é viabilizada pelo edital 2024 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A apresentação “Histórias com a Mafralda”, um espetáculo de teatro de animação, é uma realização da Cia Cria Mundos, com Ivanise de Carlo, Júlio César Scandolo, Maria Helena Barbosa, Mauro Tanaka (músico) e João Mendes (intérprete de libras).

Voltada ao público infantil, a trama mistura fantasia, humor e um toque de mistério ao contar a história da bruxinha Mafralda, que enfrenta uma missão especial: recuperar seu poder mágico de se transformar em animais. Para isso, ela precisa contar mil histórias, e falta apenas uma para completar o feitiço e recuperar seu encantamento.

Durante a apresentação, Mafralda convida as crianças a escolherem o livro que inspirará a última narrativa. A partir desse momento, objetos, adereços e bonecos ganham vida, transformando a contação em uma experiência teatral.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar

Por MRNEWS:

O Brasil sobrou diante de Honduras na estreia do Campeonato Mundial de futebol masculino Sub-17, em Doha (Catar), nesta terça-feira (4). Foram sete gols da Amarelinha e nenhum do país da América Central no complexo esportivo Aspire Zone. Um dos destaques foi o entrosamento da dupla Ruan Pablo e Wenderson Dell que resultou em três gols (um de Ruan e os demais de Dell). Também balançaram a rede Felipe Morais, Vitão, Angelo e Gabriel Mec.

 A seleção comandada pelo técnico Patetuti volta a campo na próxima sexta (7) contra a Indonésia, às 12h45 (horário de Brasília) e encerra a fase de grupos em duelo contra a Zâmbia, na segunda (10), às 11h45. O Brasil está no Grupo H. A  Amarelinha busca o pentacampeonato mundial, após os títulos de 1997, 1999, 2003 e 2019.

O Mundial vai até 27 de novembro e é o primeiro a reunir 48 seleções, divididas em 12 grupos – antes a competição tinha 24 equipes. Por decisão da Fifa, a partir da edição deste ano, o Mundial Sub-17 será realizado anualmente, e não mais a cada dois anos.

Final da Libertadores será às 18h de 29 de novembro, anuncia Conmebol

Triatlo: Manoel Messias é bicampeão da etapa da Copa do Mundo no Chile

Bastaram oito minutos de partida para o camisa 7 Juan Pablo se livrar de dois marcadores na entrada da área e abrir o placar com um chute certeiro. Seis minutos depois, Arthur Ryan invadiu a pequena área e chutou certeiro, mas a bola desviou e Dell aproveitou para ampliar para a Amarelinha. Aos 18 minutos foi a vez de Felipe Morais marcar o dele. Já nos acréscimos, Ruan Pablo cruzou na área para Thiaguinho, que arriscou um  voleio, mas a bola desviou em Dell e acabou entrando. O Brasil foi para o intervalo com quatro gols de vantagem.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Carlo Ancelotti convoca seleção para dois últimos amistosos de 2025

Parapan de Jovens: Brasil vai ao pódio 10 vezes no tênis de mesa

No segundo tempo, a seleção manteve o ritmo e voltou a marcar aos 13 minutos, com gol de cabeça de Vitão, após rebote do goleiro Fuentes. O sexto gol foi uma pintura;  aos 29 minutos, Tiaguinho cruzou na área para Angelo, que chutou forte no fundo da rede. Quem selou a goleada com classe foi Gabriel Mec, aos 44 minutos, após assistência de Vinícius Rocha.

Seleção masculina Sub-17

GOLEIROS

João Pedro – Santos

Arthur Nascimento – Bahia

Lucas Andrade – Vasco da Gama

DEFENSORES

Angelo Henrique – São Paulo

Arthur Ryan – Fluminense

Derick Araújo – Palmeiras

Luis Eduardo – Grêmio

Luccas Ramon – Palmeiras

Vitor Hugo – Cruzeiro

Vitor Fernandes – Atlético-MG

MEIO-CAMPISTAS

Zé Lucas – Sport

Luis Felipe – Palmeiras

Felipe Morais – Cruzeiro

Tiago Augusto – Grêmio

Vinicius Rocha – Santos

ATACANTES

Ruan Pablo – Bahia

Pietro Tavares – Cruzeiro

Dell – Bahia

Andrey Fernades – Vasco da Gama

Kayke Santos – Athletico

Gabriel Mec – Grêmio

IFSP abre consulta pública sobre Política de Sustentabilidade  – IFSP

Participação da comunidade pode ser feita até 25 de novembro 

O IFSP abriu consulta pública sobre a minuta de regulamentação da sua Política de Sustentabilidade. O documento está disponível para contribuições até o dia 25 de novembro. 

A Política de Sustentabilidade tem como objetivo alinhar as ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão aos princípios da sustentabilidade, considerando suas dimensões econômica, social e ambiental. A proposta busca promover reflexões e práticas institucionais contínuas em conformidade com esses pilares. 

A minuta foi elaborada pela Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade (DCS-PRX), em parceria com o Comitê Central de Sustentabilidade e com as comissões locais de sustentabilidade dos campi do IFSP. 

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar do processo de construção da regulamentação, contribuindo com sugestões que fortaleçam o compromisso do Instituto com o desenvolvimento sustentável. 

Acesse aqui o texto da minuta. 

Acesse aqui o formulário da consulta pública. 

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula

Por MRNEWS:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (4) que o governo federal está empenhado em medidas para “quebrar a espinha dorsal” de grupos que atuam no tráfico de drogas e no crime organizado. Ele defendeu a aprovação do projeto de lei que endurece penas a integrantes e líderes de facções.

“Com mais inteligência, integração entre as forças de segurança e foco nos cabeças do crime – quem financia e comanda as facções”, escreveu o presidente em uma postagem na plataforma X.

Desde 2023, segundo Lula, as ações capitaneadas pelo governo federal retiraram R$ 19,8 bilhões das mãos de criminosos, no que chamou de “maior prejuízo já imposto ao crime, enfraquecendo lideranças e redes financeiras”. O número de operações da Polícia Federal saltou, de acordo com o presidente, de 1.875, em 2022, para 3.393 em 2024. Em 2025, já são 2.922 até outubro.

Pesquisa prevê mudanças no clima do Deserto do Saara nos próximos anos

Relator de CPI quer investigar atuação do crime em mercados legais

Nas rodovias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 850 toneladas de drogas em 2024.

“Para sustentar esses avanços, o governo enviou ao Congresso o PL [projeto de lei] Antifacção, que endurece as penas e asfixia financeiramente as facções; e a PEC da Segurança Pública, que moderniza e integra as forças policiais, incorpora as Guardas Municipais e garante recursos permanentes para estados e municípios”, acrescentou o presidente.

>> Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta

Mais cedo, Lula, que está em Belém para a Cúpula do Clima, na COP30, conversou com jornalistas de agências internacionais de notícias e afirmou que a megaoperação policial das forças policiais no Rio de Janeiro, na semana passada, foi “desastrosa”.  A incursão nos complexos de favelas da Maré e da Penha resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais.  

COP30: o que é, quando acontece e o que será discutido em Belém

Febre maculosa causa mais duas mortes no interior de São Paulo

💙 Novembro Azul em Guaratinguetá! – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria da Saúde, realizará ao longo de todo o mês uma programação especial dedicada ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde do município terão programações próprias, com atividades que incluem cortes de cabelo, orientações de saúde, ações de cuidado e momentos de incentivo à prevenção.

Confira a Programação:
📍 UBS Oswaldo Cruz – 13/11, às 8h30
📍 UBS Pedregulho – 14/11, às 8h30
📍 EAP Santa Luzia – 14/11, às 8h30
📍 ESF São Dimas – 17/11, às 14h
📍 ESF Tamandaré – 18/11, às 8h30
📍 ESF Jardim do Vale – 19/11, às 9h
📍 UBS Cohab – 19/11, às 13h
📍 UBS Parque São Francisco – 19/11, às 14h
📍 UBS Eng. Neiva – 19/11, às 9h
📍 UBS Colônia – 21/11, às 8h30
📍 ESF Pingo de Ouro – 25/11, às 9h
📍 ESF Jardim Esperança – 25/11, às 14h
📍 EAP Campinho – 26/11, às 8h
📍 ESF São Manoel – 27/11, às 14h
📍 ESF Vista Alegre – 27/11, às 9h
📍 ESF Rocinha – 28/11, às 8h30
📍 UBS Pedrinhas – 28/11, às 14h

Cuidar da saúde também é um ato de coragem!

Pesquisa prevê mudanças no clima do Deserto do Saara nos próximos anos

Por MRNEWS:

Um dos lugares mais secos e quentes do planeta, o Deserto do Saara, na África, pode ter a paisagem modificada drasticamente nas próximas décadas. É o que sugere pesquisa desenvolvida na Universidade de Illinois em Chicago (UIC), que conclui que, na segunda metade do século 21, o aumento das temperaturas globais poderá ocasionar muito mais chuva na região. Atualmente o bioma recebe cerca de 7,6 centímetros de chuva por ano e, de acordo com o estudo, poderá receber até 75% mais precipitação do que a média histórica.

O estudo foi publicado na revista npj Climate and Atmospheric Science, indica que mudanças semelhantes também podem acontecer no sudeste e centro-sul da África em cenários climáticos extremos.

“As mudanças nos padrões de chuva afetarão bilhões de pessoas, tanto dentro quanto fora da África. Precisamos começar a planejar como enfrentar essas mudanças, desde o controle de enchentes até o cultivo de plantas resistentes à seca”, explicou o autor principal do estudo e pesquisador de pós-doutorado em clima na Faculdade de Artes e Ciências da UIC, Thierry Ndetatsin Taguela.

Relator de CPI quer investigar atuação do crime em mercados legais

COP30: o que é, quando acontece e o que será discutido em Belém

Para fazer a pesquisa, o cientista usou um conjunto de 40 modelos climáticos para simular a chuva de verão na África durante a segunda metade do século 21, de 2050 a 2099 e comparou os resultados com dados do período histórico de 1965-2014. Dois cenários climáticos foram examinados: um assumindo emissões moderadas de gases de efeito estufa e outro assumindo emissões muito altas.

Nos dois a previsão era de aumento da chuva na maior parte da África até o final do século, embora as mudanças variassem por região, mostrando que no Saara o aumento seria o maior, enquanto o sudeste da África poderia registrar cerca de 25% a mais de chuvas e o centro-sul da África, cerca de 17%. Já o sudoeste deverá se tornar mais seco, com uma redução da precipitação em torno de 5%.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

De acordo com Taguela, a previsão é a de que o Saara quase duplique os níveis históricos de chuva. “Isso é surpreendente para uma região tão seca. Mas, embora a maioria dos modelos concorde com a tendência geral de condições mais úmidas, ainda há incerteza quanto à quantidade de chuva projetada. Aprimorar esses modelos é fundamental para aumentar a confiança nas projeções regionais”, disse.

Febre maculosa causa mais duas mortes no interior de São Paulo

Lula diz que vai telefonar para Trump caso negociações não avancem

O cientista ressaltou que o aumento das chuvas está ligado ao aquecimento da atmosfera, já que temperaturas mais altas permitem que o ar retenha mais umidade, o que contribui para chuvas mais intensas em algumas áreas.

“Mudanças nos padrões de circulação atmosférica também afetam como e onde a chuva cai, resultando, por vezes, em regiões mais úmidas e mais secas em todo o continente. Compreender os mecanismos físicos que impulsionam a precipitação é essencial para desenvolver estratégias de adaptação que possam resistir a futuros mais úmidos e mais secos”, afirmou Taguela.

Surfistas de Ubatuba encaram decisão do Dream Tour em Florianópolis – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A decisão dos títulos brasileiros de surfe de 2025 começa nesta quarta-feira, 5, na Ilha de Santa Catarina, com a realização do Dream Tour Floripa, evento promovido pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A disputa é considerada histórica por distribuir R$ 1 milhão em premiação total, divididos igualmente entre as categorias masculina e feminina.

Serão duas etapas consecutivas na Praia Mole, cada uma com prêmio de R$ 500 mil, encerrando o circuito de elite do surfe nacional. A primeira fase do evento funciona como uma rodada de apresentação: quem vence avança direto às fases finais, enquanto os segundos e terceiros colocados passam pela repescagem — momento em que já começa a distribuição de prêmios em dinheiro.

Entre os grandes nomes escalados para as baterias iniciais, Ubatuba mais uma vez marca presença expressiva no cenário nacional, com Daniel Adisaka, Ryan Kainalo, Matheus Gomes e Wesley Dantas representando a cidade na elite do surfe brasileiro.

O talento local entra em ação já nas baterias 11, 12 e 13 da primeira fase

– Bateria 11: Daniel Adisaka encara Glauciano Rodrigues (CE) e Hizunome Bettero (SP);

– Bateria 12: Ryan Kainalo e Matheus Gomes dividem a 12ª bateria com Alex Ribeiro (SP);

– Bateria 13: Wesley Dantas compete na 13ª, ao lado de Wesley Leite (SP) e Gabriel André (SP).

“Ter atletas de Ubatuba nessa fase decisiva do Dream Tour mostra a força e a constância do nosso surfe. São jovens formados nas nossas praias, que hoje competem entre os melhores do país e inspiram as próximas gerações. Isso reforça o papel de Ubatuba como celeiro de talentos e referência nacional no esporte”, destacou presidente da Associação Ubatuba de Surf (AUS), Cleiton Félix.

Com uma mistura de juventude e experiência, os representantes ubatubenses chegam motivados para enfrentar nomes como Douglas Silva, Luel Felipe e Yage Araújo, que lideram o ranking masculino. A competição segue até domingo, 09.

Final da Libertadores será às 18h de 29 de novembro, anuncia Conmebol

Por MRNEWS:

A Conmebol anunciou nesta terça-feira (4) que a final 100% brasileira da Copa Libertadores ocorrerá às 18h (horário de Brasília) de 29 de novembro (sábado), no Estádio Monumental de Lima (Peru). Flamengo e Palmeiras vão disputar o título continental, o quarto da história dos dois clubes. Esta é a sétima vez que a final do torneio reúne apenas times brasileiros.

Atual campeão, o Botafogo faturou ano passado o título inédito após derrotar o Atlético-MG, em Buenos Aires (Argentina). Em 2022, o Flamengo foi tricampeão ao derrotar o Athletico-PR, no Equador. Um ano antes, o Rubro-Negro carioca foi superado pelo Palmeiras, que levantou a taça pela terceira vez na história do clube. O Verdão já havia sido campeão em 2020, com vitória sobre o Santos. A primeira final entre brasileiros em 2005, quando o São Paulo foi campeão ao ganhar do Santos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Pela segunda vez o Monumental de Lima, com capacidade para 80 mil torcedores, será palco de uma final única da Libertadores. Foi lá que, em 2019, o Flamengo conquistou o bicampeonato ao superar o River Plate (Argentina).  

Parapan de Jovens: Brasil vai ao pódio 10 vezes no tênis de mesa

Brasil derrota Argentina e é campeão do Torneio Quatro Nações

Lula diz que vai telefonar para Trump caso negociações não avancem

Por MRNEWS:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (4) que voltará a telefonar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso não haja avanços nas negociações comerciais entre os dois países até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). 

“Eu saí da reunião com o presidente Trump certo de que a gente vai estabelecer um acordo. Disse a ele que era muito importante que nossos negociadores começassem a negociar logo”, afirmou Lula, na capital paraense, em entrevista a repórteres da imprensa internacional. 

“Quando terminar a COP, se não tiver marcada a reunião entre os meus negociadores e os dele, eu vou ligar para Trump outra vez”, acrescentou o presidente, de acordo com informações da Reuters.

Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025

Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no dia 26 de outubro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro durou cerca de 50 minutos e ocorreu durante a realização da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Durante a reunião, Lula disse que não há razão para desavenças com os Estados Unidos e pediu a Trump a suspensão imediata do tarifaço contra as exportações brasileiras, enquanto os dois países estiverem em negociação.

Em julho deste ano, Trump anunciou um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos. Em seguida, ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo da revogação de vistos de viagem e outras sanções pela administração norte-americana. 

Embratur e Netflix lançam guia turístico do Brasil na WTM Londres

Fundo para florestas tem boa aceitação pelos países, diz Haddad

“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendencia natural é encaminhar para um acordo”, afirmou o presidente.

Além dos presidentes, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretario de Estado norte-americano, Marco Rubio.

* Com informações da Reuters.

Inscrições Abertas para os Cursos da Ação SP Por Todas em Guaratinguetá – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

 

A Prefeitura de Guaratinguetá, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, traz para a cidade o Movimento SP Por Todas!

O projeto oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para mulheres, com aulas práticas e emissão de certificado, em parceria com SENAC e SEBRAE. 📚🎓

📢 Vagas limitadas! Não perca a chance de se capacitar e transformar o seu futuro.

🗓️ Data: 10/11 a 22/11
📌 local: Em frente a Unesp Guaratinguetá
📍 Inscrições e informações: https://forms.office.com/r/fEXF5ZAi6S?origin=lprLink