Estreante na Copa, Cabo Verde segue com chances de se classificar

Por MRNEWS:

Eles fizeram de novo. Após empatar na estreia contra a Espanha, a seleção de Cabo Verde fez outra partida histórica para o futebol da pequena ilha da África e segue com chances de classificação à próxima fase da Copa do Mundo.

Os Tubarões Azuis ainda não perderam nenhum jogo nesta Copa. Em dois jogos, contra dois campeões mundiais, não saíram derrotados. O país tem dois pontos e segue vivo na disputa por uma vaga na fase eliminatória.

O próximo jogo é contra a Arábia Saudita. Um empate pode garantir o segundo lugar no grupo, caso a Espanha vença o Uruguai.

Tiago Splitter vê Chicago Bulls como “um quadro branco para pintar”

Martinelli admite substituir Raphinha e vê Neymar “querendo muito”

Os cabo-verdianos empataram em 2 a 2 com o Uruguai neste domingo (21). O jogo foi bom, dinâmico, aberto e com emoção.

Cabo Verde mostrou um bom futebol e abriu o placar com uma ótima cobrança de falta de Hélio Varela. O chute forte, de longe, tirou proveito da barreira mal posicionada, que se abriu e deixou o goleiro uruguaio vendido. O primeiro gol do país na história das Copas foi muito celebrado, tanto no estádio quanto a milhares de quilômetros dali, na pequena ilha do continente africano.

⚽ Fique por dentro das partidas e resultados. Veja a tabela de pontos por grupos

O Uruguai não mostrava criatividade e qualidade suficientes para furar a defesa cabo-verdiana. O time africano, por sua vez, tinha espaço para contra-ataques em velocidade. O jogo era aberto e divertido. A Celeste, no entanto, encontrou seu gol após um lançamento de Valverde na área e um cabeceio na trave. Maximiliano Araújo pegou a sobra e empatou o jogo.

Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido

Azul Visa Infinite x Azul Skyline Mastercard Black: Qual é o Melhor Cartão da Azul em 2026?

No último lance do primeiro tempo, veio a virada, com Canobbio. O atacante uruguaio do Fluminense recebeu um passe dentro da pequena área, cara a cara com Vozinha, e mandou para o fundo do gol. Sensação da primeira fase, o goleiro de Cabo Verde não fez nenhum milagre dessa vez.

O bom futebol de Cabo Verde não poderia ser punido com uma derrota. Empate justo contra o Uruguai. Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/Proibida reprodução

Mas o Uruguai não mostrava consistência para garantir a vitória. E Cabo Verde, sem dúvida, não merecia perder. Coube ao sistema de defesa uruguaio dar o presente que os Tubarões Azuis precisavam.

Após um recuo mal feito de Mathías Olivera, o goleiro Muslera deixou a área para tentar evitar que Pina recuperasse a posse, mas apenas facilitou a vida do cabo-verdiano. Com o goleiro fora do gol, batido, foi mais fácil empatar a partida e dar números finais ao placar.

Enquanto a bola entrava, Olivera se desesperava, ajoelhado no gramado, cobrindo o rosto com a camisa. Sabia que a vitória lhe escapava pelos dedos.

O time africano joga um futebol ousado, destemido e alegre. Neste domingo, as ruas de Cabo Verde estavam em festa, pois puderam comemorar duas vezes algo que nunca haviam celebrado em sua história: gols em uma Copa do Mundo.

O torneio não está nem na metade, mas esse título já está assegurado.

prazo para submissão de projetos vai até 3 de julho – Agência de Notícias



22 de junho de 2026

17:24

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação

Nesta fase competitiva, grupos de trabalho devem encaminhar propostas técnicas detalhadas

Os Grupos de Trabalho (GTs) formados no âmbito do Desafio Brasileiro de Inteligência Artificial (DB-IA) têm até o dia 3 de julho para submeter seus projetos. As propostas devem ser enviadas por meio da Unidade Operacional Executiva (UOE) indicada pelo GT, na plataforma Prosas. A iniciativa recebeu mais de 290 inscrições de startups, empresas e organizações provenientes de todo o Brasil.

Com o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o DB-IA é realizado pela Agência Inova, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A iniciativa conecta indústrias com desafios reais a fornecedores de soluções baseadas em Inteligência Artificial.

A iniciativa reconhecerá 30 indústrias campeãs. Cada uma receberá R$ 50 mil, totalizando R$ 1,5 milhão em premiação. O resultado da maior competição de IA para indústrias será divulgado no dia 26 de agosto de 2026. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de setembro.

Nesta etapa competitiva, os grupos de trabalho, formados por uma empresa líder e uma solucionadora, devem encaminhar propostas técnicas detalhadas. Para participar desta fase, não é necessário ter realizado cadastro na etapa anterior. A única exigência é formar o GT e submeter os projetos, conforme as regras do edital.

As iniciativas devem mostrar como a IA será aplicada para resolver problemas concretos nas indústrias. A implementação deverá ocorrer, prioritariamente, em unidades produtivas que ainda não utilizam IA, com foco em ampliar o acesso à tecnologia no setor produtivo.

Os projetos devem atender a demandas nas seguintes áreas:

• Processos: planejamento, simulação e otimização da produção em tempo real;

Máquinas: manutenção preditiva e prescritiva;

• Pessoas: inspeção, controle de qualidade, segurança do trabalhador e copiloto operacional;

• Insumos: previsão de demanda e otimização da cadeia produtiva;

• Dados: inteligência competitiva, análise de cenários e apoio à decisão;

• Energia: eficiência energética e otimização de consumo.

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, o DB-IA entra em um momento decisivo. Isso porque é uma oportunidade para os GTs comprovarem que as suas soluções podem gerar impactos concretos nos ambientes produtivos. “É a fase em que as ideias ganham estrutura e se transformam em propostas capazes de gerar resultados reais para as indústrias participantes”, ele ressalta.

De acordo com o diretor-executivo da Agência Inova, André Santos, para ampliar as chances de avançar na competição, os grupos devem apresentar propostas que aliem conhecimento técnico, visão estratégica e alto potencial de impacto positivo. “Mais do que uma boa solução tecnológica, os projetos precisam demonstrar viabilidade de implementação e capacidade de gerar resultados eficientes, contínuos e replicáveis. O objetivo é identificar iniciativas que contribuam efetivamente para a transformação digital e o aumento da competitividade da indústria brasileira.”

Inscrições de todo o Brasil

O Desafio Brasileiro de Inteligência Artificial recebeu 293 inscrições de indústrias e solucionadoras de 24 estados brasileiros. Todas as seis áreas estratégicas da iniciativa registraram participantes. Após a etapa de adesão nacional, finalizada no início de maio, houve a fase de matchmaking, com a conexão entre os desafios apresentados pelas indústrias e as possíveis soluções enviadas pelas startups e empresas de base tecnológica.

 

Segunda audiência pública do Campus Serrana acontece no dia 17 de julho  – IFSP

Comunidade pode participar da escolha dos cursos por meio do formulário disponível aqui 

 O IFSP realizará, no dia 17 de julho, às 19h, a segunda audiência pública para a implantação do Campus Serrana. O encontro ocorrerá na Fundação Cultural de Serrana, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 339, no centro da cidade.  

A audiência será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFSP no YouTube. 

Na ocasião, será iniciado o debate sobre o direcionamento dos cursos e eixos tecnológicos a serem ofertados, considerando a vocação e as demandas locais. Toda a comunidade está convidada a participar da audiência e a contribuir com a escolha dos cursos e eixos tecnológicos por meio do formulário disponível aqui. 

Além de informar sobre os planos da instituição, a audiência busca estimular a participação cidadã, promovendo transparência no processo de definição da formação a ser ofertada pelo novo campus.

O questionário estará disponível até o dia 30 de junho. 

 Veja aqui como foi a primeira audiência do Campus Serrana. 

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

Por MRNEWS:

As seleções dos grupos I e J entraram em campo nesta segunda-feira (22) na Copa do Mundo de 2026.

O maior destaque foi a atual campeã, Argentina, que venceu a Áustria com placar de 2 a 0. O atacante Lionel Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao marcar os dois gols contra os austríacos e garantir a classificação dos argentinos para o mata-mata.

>> Veja os resultados dos jogos desta segunda-feira:

Argentina 2 x 0 Áustria (Grupo J)

A Argentina venceu a Áustria com dois gols de Lionel Messi, que se tornou o maior artilheiro de Copas. Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J. Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27). 

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

Brasileiras muçulmanas relatam preconceito na internet e nas ruas

França 3 x 0 Iraque (Grupo I) 

A França venceu por 3 a 0 o Iraque, com dois gols de Kylian Mbappé. O atacante já tem 16 gols marcados em três Copas do Mundo. Os franceses assumem a liderança do grupo. O início do segundo tempo da partida foi adiado devido a tempestades, e o jogo só foi retomado após mais de duas horas. 

Noruega x Senegal (Grupo I) – em andamento

Com uma vitória, a Noruega chega a seis pontos, garantindo vaga na próxima fase. O Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados.

Jordânia x Argélia (Grupo J) – em andamento

A última partida do dia será entre Jordânia e Argélia, que buscam avançar entre as oito melhores terceiras colocadas, após derrotas na primeira rodada.

Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

Por MRNEWS:

Demorou quase quatro horas, mas o jogo entre França e Iraque chegou ao fim na noite desta segunda-feira (22). Pela primeira vez na Copa do Mundo de 2026, a pausa por motivos climáticos – tão comum durante o Mundial de Clubes do ano passado – paralisou um jogo.

Após o alerta de tempestade e trovões na Filadélfia, os franceses bateram o Iraque por 3 a 0, com dois gols de Mbappé, que agora tem o mesmo número de gols de Klose em Copas, e superando Ronaldo.

Dembélé fez o terceiro da França, que soma seis pontos em duas rodadas no grupo I, ocupando momentaneamente a liderança da chave e garantindo a classificação à próxima fase.

Brasileiras muçulmanas relatam preconceito na internet e nas ruas

Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral

O jogo se estendeu por tanto tempo que o segundo tempo coincidiu com o primeiro tempo de Noruega x Senegal, marcado para começar três horas depois do início do duelo na Filadélfia.

Amplamente favorita no duelo, a França abriu o placar aos 14 minutos de jogo com seu craque. Kylian Mbappé recebeu na entrada da área e chutou forte de perna esquerda, cruzado. O goleiro Basil até chegou a desviar a bola, mas não conseguiu evitar que ela entrasse.

Durante todo o primeiro tempo, os franceses, jogando em marcha lenta, cozinharam a partida sem criar real perigo. Na reta final da primeira etapa, a chuva começou a cair forte, presságio do que estava por vir.

No intervalo, os telões do estádio anunciaram que a partida seria retomada, a princípio, com 15 minutos de atraso, devido aos alertas climáticos que apontaram tempestade com trovoadas se aproximando. A pausa, no entanto, se estendeu por mais de duas horas, tempo suficiente para uma nova pancada de chuva às vésperas do horário previsto de retomada da partida, quando os atletas já se aqueciam em campo.

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano

WSL: Dora e Chianca avançam às semifinais de etapa em Saquarema

A bola voltou a rolar depois da longa pausa e a França pareceu renovada. Mbappé aproveitou vacilo incrível da saída de bola iraquiana, quando Tahseen errou um passe simples para o goleiro Basil no tiro de meta.

De cara para o gol, Dembélé apenas rolou para o camisa 10 da França marcar o segundo dele na partida. Mbappé segue na sua disputa pessoal com Messi pela artilharia da Copa (soma quatro gols nos EUA, contra cinco do argentino) e das Copas (são 16 contra 18 de Messi na história). Ele superou Ronaldo em gols em Mundiais e empatou com o alemão Miroslav Klose.

Aos 20, veio o terceiro. Olise encontrou passe perfeito para Dembélé, que infiltrava a área iraquiana e tocou na saída de Basil para fazer o terceiro.

A França teve várias chances de ampliar, uma delas em linda combinação entre Mbappé e Olise, em que o camisa 11 quase marcou um golaço por cobertura mas parou no travessão. Em outro lance, na reta final, Mbappé arrancou, driblou um defensor mas chutou por cima do gol.

Com os 3 a 0, a França mantém os 100% de aproveitamento e na última rodada faz o duelo pela liderança do grupo com a Noruega, na sexta (26), em Boston. Já o Iraque encara Senegal, no mesmo dia, em Toronto.

Ubatuba recebe testes para identificar ligações de esgoto irregulares – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Como parte das ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços de saneamento previstos no contrato de concessão firmado entre a Prefeitura de Ubatuba e a Sabesp,nesta segunda-feira, 22, teve início uma nova etapa de inspeções na rede de esgotamento sanitário do município, promovidas pela concessionária.

A medida busca identificar ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, situação que pode comprometer o funcionamento do sistema e gerar impactos ambientais.

Os trabalhos serão realizados ao longo do mês de junho nos bairros Centro e Itaguá e integram as ações de monitoramento previstas para garantir a adequada prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

Durante as inspeções, equipes técnicas utilizarão fumaça atóxica para verificar possíveis conexões irregulares entre a rede de drenagem e a rede coletora de esgoto. O procedimento é seguro e não oferece riscos à saúde. A fumaça pode ser visualizada em ralos, caixas de inspeção, tanques e calhas dos imóveis, permitindo identificar eventuais inadequações nas instalações internas.

Em algumas situações, também poderá ser empregado um corante específico para rastrear o percurso da água nas tubulações e verificar se o esgoto doméstico está sendo direcionado corretamente para a rede pública.

A metodologia já foi aplicada anteriormente em Ubatuba e em outros municípios do Litoral Norte, auxiliando na identificação de irregularidades que contribuem para a sobrecarga da rede coletora. A correção dessas ocorrências é considerada importante para o funcionamento do sistema de saneamento e para a redução de extravasamentos de esgoto.

A prefeitura acompanha a execução dos serviços previstos no contrato de concessão e conscientiza a importância da colaboração dos moradores e comerciantes durante as vistorias. As inspeções também contribuem para o planejamento de ações corretivas e para a melhoria contínua da infraestrutura de saneamento do município.

Casa do Trabalhador oferece 375 vagas de emprego nesta terça-feira (23) – Agência de Notícias



22 de junho de 2026

17:35

Por: Luís Gustavo Adabro

A Casa do Trabalhador, posto municipal do Sistema Nacional do Emprego (Sine), ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura de Sorocaba (Sert), oferecerá, na próxima terça-feira (23), 375 vagas de trabalho na cidade.

Os interessados podem se candidatar comparecendo à Casa do Trabalhador, no Centro, à sua unidade móvel, sem a necessidade de agendamento prévio, ou ainda na Casa do Cidadão mais próxima de sua residência.

Para tanto, é necessário que os interessados estejam munidos de carteira de trabalho, CPF e RG. Na Casa do Trabalhador, o munícipe também tem a oportunidade de enviar currículo pelos computadores disponíveis para uso da população.

A Casa do Trabalhador está localizada na Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como as Casas do Cidadão. O munícipe que desejar, ainda pode contatar a Casa do Trabalhador pelo WhatsApp: (15) 99149-2474.

Segue, em anexo, lista com todas as vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador na próxima terça-feira (23).

LISTA 23 06 26

Tiago Splitter vê Chicago Bulls como “um quadro branco para pintar”

Por MRNEWS:

Após ter sido anunciado na última terça-feira (16) e apresentado à torcida no dia seguinte, o brasileiro Tiago Splitter falou pela primeira vez com a imprensa brasileira como técnico do Chicago Bulls. Nesta segunda-feira (22), em uma entrevista virtual, Splitter disse considerar a oportunidade na famosa franquia da NBA (liga de basquete dos Estados Unidos) uma chance de “começar do zero”.

“Tomei essa decisão pela projeção de futuro, por poder realmente colocar esse time para jogar da forma que eu gosto. Temos um núcleo jovem. Vir para Chicago, para uma franquia como o Bulls é ter praticamente um quadro branco para pintar”, disse o técnico de 41 anos.

Splitter adicionou ao currículo mais um pioneirismo entre brasileiros. Como atleta, foi o primeiro jogador do Brasil a vencer a NBA, no caso pelo San Antonio Spurs, em 2014. Na temporada passada, ao assumir de forma repentina e interina o comando do Portland Trail Blazers após o afastamento do ex-técnico Chauncey Billups – investigado pelo FBI em um esquema de manipulação de jogos de pôquer -, Splitter foi então o primeiro brasileiro a treinar uma equipe na liga dos Estados Unidos.

Martinelli admite substituir Raphinha e vê Neymar “querendo muito”

Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido

Ao fim da temporada, também foi o primeiro a dirigir um time em uma partida de playoffs e o primeiro a vencer um jogo no mata-mata da NBA. Ao fim da temporada, o Portland Trail Blazers não efetivou Splitter, que acabou assinando com o Chicago Bulls, tornando-se então o primeiro brasileiro efetivado como técnico de uma equipe da maior liga de basquete do mundo.

“É um orgulho poder ser, por sorte, o primeiro em tantas coisas. Espero que eu seja o primeiro de muitos. É um feito ótimo, mas não penso nisso no dia a dia. Tenho vários objetivos no momento, várias coisas para fazer, acaba que vou passo a passo”, revelou.

Splitter assume uma das equipes mais famosas da NBA. O Chicago Bulls tem seis títulos da liga, todos conquistados na década de 90, quando teve Michael Jordan em seu elenco. De lá para cá, a franquia não retomou o protagonismo e vem em um momento de reconstrução, tendo reformulado todo o seu departamento técnico e começado a investir em um time jovem para buscar resultados a longo prazo. Nesta semana, por exemplo, a equipe de Chicago terá a quarta escolha no draft, a noite em que jovens do basquete universitário dos Estados Unidos ou de outras partes do mundo são recrutados para atuar profissionalmente na NBA.

“É algo que o brasileiro não está acostumado a ver, mas nos esportes americanos é muito comum. Vim para desenvolver os nossos jogadores, para que se tornem melhores. Temos que ter paciência. É um processo longo às vezes. Desenvolvê-los e aos poucos colher esses frutos. Quero imprimir um estilo de ganhar mais posses de bola, jogar rápido, mas mais importante que isso é criar uma cultura. Mais do que vitórias e derrotas. Espero continuar essa ascensão na carreira e que o Bulls tenha uma ascensão parecida e que possa competir por títulos no futuro”, concluiu Splitter.

Azul Visa Infinite x Azul Skyline Mastercard Black: Qual é o Melhor Cartão da Azul em 2026?

França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa

Estudante: participe do questionário sobre entidades estudantis – IFSP

Estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de todos os níveis (ensino médio integrado ao técnico, cursos técnicos concomitantes e subsequentes, graduação e pós-graduação) são convidados a responder um questionário sobre entidades estudantis. A consulta busca coletar as percepções dos alunos sobre essas organizações em seus campi, e ficará aberta até o dia 10 de julho.

O levantamento quer identificar potencialidades, dificuldades de funcionamento, demandas por apoio institucional e, inclusive, situações em que não existam organizações estudantis formalmente constituídas. O questionário foi elaborado por participantes do projeto Conecta IFSP (anteriormente denominado “Fortalecimento dos Grêmios Estudantis do IFSP”).

As respostas coletadas servirão de base para a construção de ações voltadas ao fortalecimento do protagonismo estudantil e da representação nos campi do IFSP, considerados espaços estratégicos de formação cidadã, política e participativa.

Entre os temas abordados no questionário estão o conhecimento sobre entidades estudantis ativas, a avaliação do respeito ao direito de organização previsto em lei, demandas prioritárias dos estudantes e a qualidade do diálogo entre a gestão institucional e o corpo discente. 

Clique aqui para responder. Participe!