Estudante: participe do questionário sobre entidades estudantis – IFSP

Estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de todos os níveis (ensino médio integrado ao técnico, cursos técnicos concomitantes e subsequentes, graduação e pós-graduação) são convidados a responder um questionário sobre entidades estudantis. A consulta busca coletar as percepções dos alunos sobre essas organizações em seus campi, e ficará aberta até o dia 10 de julho.

O levantamento quer identificar potencialidades, dificuldades de funcionamento, demandas por apoio institucional e, inclusive, situações em que não existam organizações estudantis formalmente constituídas. O questionário foi elaborado por participantes do projeto Conecta IFSP (anteriormente denominado “Fortalecimento dos Grêmios Estudantis do IFSP”).

As respostas coletadas servirão de base para a construção de ações voltadas ao fortalecimento do protagonismo estudantil e da representação nos campi do IFSP, considerados espaços estratégicos de formação cidadã, política e participativa.

Entre os temas abordados no questionário estão o conhecimento sobre entidades estudantis ativas, a avaliação do respeito ao direito de organização previsto em lei, demandas prioritárias dos estudantes e a qualidade do diálogo entre a gestão institucional e o corpo discente. 

Clique aqui para responder. Participe! 

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano

Por MRNEWS:

As denúncias de violência contra mulheres no ambiente digital cresceram 188,6% em um ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério das Mulheres.

De acordo com a pasta, de janeiro a maio deste ano a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias do tipo. No mesmo período do ano passado foram 5.795 ocorrências do tipo. 

O levantamento mostra que, cada vez mais, as redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outros ambientes virtuais estão sendo usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir, intimidar, chantagear ou ferir a dignidade e o corpo de meninas e mulheres.

WSL: Dora e Chianca avançam às semifinais de etapa em Saquarema

Brasil bate recorde de passageiros em voos domésticos em 2026

Em entrevista à imprensa, a ministra da Mulheres, Márcia Lopes, explicou que o aumento desse tipo de denúncia pode refletir, na verdade, a redução das subnotificações.

“Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações.”

Para Márcia Lopes, a possível queda das subnotificações pode ser motivada por dois fatores: o aumento da confiabilidade no serviço, porque as mulheres se sentem mais seguras para denunciar; e também o aprimoramento da qualidade e do acolhimento pelo canal, que pode incentivar as denúncias.

Capacitação

Para adequar o atendimento do Ligue 180 ao tipo de violência digital, o Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), realizou de 9 de junho até esta segunda-feira (22) a qualificação de cerca de 350 atendentes da Central de Atendimento à Mulher. 

PGR diz que Mendonça deve relatar pedido para investigar Dark Horse

Presidente Petro denuncia fraude contra o voto na eleição da Colômbia

A coordenadora geral do Ligue 180, Ellen Costa, conta que a Central já atendia denúncias de violência digital, mas que a atualização do protocolo de atendimento das profissionais busca orientar melhor as vítimas sobre o que fazer nos casos de crimes em ambientes digitais.

“Nesse momento que vivemos, com a violência que acaba sendo realizada nos meios digitais, é importante a gente ter as atendentes qualificadas para saber, em um atendimento virtual, identificar esses tipos de violência e repassar essa informação para a população. É um diferencial”, disse a coordenadora sobre o treinamento realizado.

Além da capacitação das atendentes, a qualificação dos dados do Ligue 180 também passa pela atualização do formulário de atendimento, com a inclusão dos tipos de violência digital.

Segundo Ellen Costa, a modernização serve para mostrar que o serviço vai além de orientações sobre a Lei Maria da Penha e se conecta com a realidade de meninas e mulheres.

Perfil

Em média, todos os canais da Central de Atendimento à Mulher registram quase 3 mil ocorrências por dia. Cerca de 30% dos atendimentos prestados são registrados como denúncias. Os demais são solicitações de informação e orientação às vítimas e aos denunciantes.

Os dados divulgados hoje mostram que as denúncias de violência no espaço digital saltaram da sétima posição, em 2025, para a quinta, em 2026.

Ainda de acordo com o ministério, a violência digital não afeta todas as mulheres da mesma forma. Do total de ocorrências registradas no Ligue 180 no ano passado quase metade (48%) das vítimas são mulheres negras (sendo 37,5% pardas e 10,5% pretas), seguidas de mulheres brancas (34,2%).

A faixa etária com maior número de denúncias foi a de 35 a 44 anos, com 21,6% dos casos. Ao ampliar a faixa etária para 25 a 49 anos, elas equivalem a metade (50,8%) do total.

As informações sobre perfil das vítimas também indicam que 25,7% delas tinham ensino médio completo, em 2025. Existe também a barreira econômica: quase metade das vítimas (45,9%) não tem rendimentos ou ganha até um salário-mínimo.

Decreto presidencial

A qualificação das atendentes do Ligue 180 e atualização do protocolo de atendimento seguem as orientações do decreto presidencial nº 12.976/2026, de proteção de mulheres na Internet que entrou em vigor na última sexta-feira (19), 60 dias depois de sua assinatura.

O texto disciplina os deveres das plataformas digitais diante de crimes de violência contra mulheres na internet e institui mecanismos para prevenção e combate a esse tipo de violência.​​ 

Às jornalistas, a diretora na Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Marina Pita, explicou que o decreto tem foco na criação de um ambiente seguro que garanta a liberdade de expressão e a permanência das mulheres na Internet.

“Tanta violência no digital expulsa as mulheres desse ambiente. Nós estamos garantindo a liberdade de expressão [no meio digital] ao garantir que as mulheres possam continuar se manifestando e que não sejam expulsas dele por tamanha violência”, disse a diretora na Secom.

O decreto presidencial estabelece obrigações, diretrizes e tempos de absorção da nova norma e de resposta para as empresas de tecnologia. Segundo a diretora da Secom, isso dá ferramentas práticas para que os atendimentos e encaminhamentos feitos pelo Ligue 180 tenham maior eficácia.

“Esse decreto vem em um bom momento, porque pega a carona no processo de atualização do Protocolo do [Ligue] 180 e desenha um pouco mais quais são as obrigações das plataformas, as leis que as regem, qual é o tempo de resposta. Isso também ajuda a operação do 180, dá maior concretude para esses processos e para a proteção da mulher no ambiente digital.”

Marina Pita entende que o decreto inova na perspectiva da proteção das mulheres, por exemplo, quando fixa o prazo de duas horas para que as plataformas digitais removam imagens não consentidas de nudez ou de ato sexual privado, com base no Artigo 21 do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) que trata da violação da intimidade por terceiros.

Além disso, a regra equipara os deep nudes (nudez falsa gerada por IA) a imagens reais, visto que o impacto na vida da mulher é o mesmo.

Para a ministra Márcia Lopes, o alinhamento da central de atendimento ao novo decreto, somado aos avanços da nova legislação, estão inseridos no Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio, lançado em fevereiro.

A ministra ainda apontou para a necessidade de aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 896/2023 de combate à misoginia, que criminaliza a prática de ódio às mulheres e a equipara ao crime de racismo. A proposta ainda tramita na Câmara dos Deputados.
 

Implementação do novo protocolo de acolhimento e encaminhamento de denúncias de violência digital por meio da central de atendimento à mulher – Ligue 180 – Arte Ministério das Mulheres

Campanha nacional

Para comunicar o poder público e a sociedade civil sobre o novo decreto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional O Digital é Nosso Lugar com o tema: Nossa Conexão é Livre. Proteja. Denuncie. Ligue 180.

Clique aqui e acesse o guia de orientação sobre violência digital contra mulheres, elaborado pelo Ministério das Mulheres em conjunto com a Secom.

 

Brasil bate recorde de passageiros em voos domésticos em 2026

Por MRNEWS:

O Brasil registrou um recorde na movimentação de passageiros domésticos nos primeiros cinco meses de 2026, segundo dados compilados pelo Ministério do Turismo e divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas embarcaram em viagens em território nacional, número 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez na história que o Brasil ultrapassou a marca de 42 milhões de passageiros no período.

O resultado de maio também foi recorde: no mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 foi a maior desde o início da série histórica, em 2000.

PGR diz que Mendonça deve relatar pedido para investigar Dark Horse

Presidente Petro denuncia fraude contra o voto na eleição da Colômbia

Turismo aquecido

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números refletem “o excelente momento que o turismo brasileiro vive atualmente”.

“Significa que o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país. Cada avião cheio representa hotéis movimentados, restaurantes trabalhando a pleno vapor, o comércio local aquecido e, o mais importante, geração de emprego e renda, desde as grandes capitais até os pequenos municípios turísticos”, explicou.

 

 Foliões curtem a apresentação do bloco Divinas Tretas, que toca com sua banda e atrai público LGBTQIAPN+ no Aterro do Flamengo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Feliciano disse ainda que os recordes são fruto de um trabalho sério de estruturação dos destinos brasileiros, de promoção das rotas nacionais e de parcerias para tornar as viagens mais acessíveis.

“O turismo é a força motriz do novo Brasil: um setor sustentável, vibrante e que orgulha a todos nós. Vamos continuar trabalhando para que ainda mais brasileiros possam viajar, descobrir nossas riquezas e fortalecer a nossa economia”, avaliou.

Voos internacionais

No acumulado do ano, o número de passageiros internacionais também registrou aumento. Nos cinco primeiros meses de 2026, foram registrados 12,8 milhões de passageiros, número 10% maior que os 11,6 milhões contabilizados no mesmo período de 2025.

No mês de maio, o número de turistas internacionais teve alta de 5% na movimentação, com 2,23 milhões, em 2026, contra 2,13 milhões, em 2025.

Os números de passageiros internacionais de 2026 são os maiores já registrados, tanto no acumulado do ano quanto no mês de maio.

Ubatuba fica em segundo lugar na Copa Litoral Norte de Vôlei Sub-15 – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Ubatuba recebeu, no último sábado, 20, a etapa da Copa Litoral Norte de Vôlei Feminino Sub-15, reunindo equipes de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. As partidas foram realizadas no Ginásio Tubão e movimentaram a categoria de base da modalidade.

A equipe de Ubatuba terminou a etapa na segunda colocação, com a classificação Ouro. São Sebastião ficou em primeiro lugar, com o Diamante; Ilhabela terminou em terceiro, com a Prata; e Caraguatatuba ficou em quarto, com o Bronze.

Durante a etapa, Ubatuba venceu duas partidas por 2 sets a 0, contra Caraguatatuba e Ilhabela. No último confronto, diante de São Sebastião, a equipe foi superada por 2 sets a 1.

Para o treinador da equipe de Ubatuba, Samuel Pedroso, o desempenho mostrou evolução do grupo ao longo da competição.

“As meninas fizeram uma etapa muito positiva. Vencemos duas partidas e, mesmo na derrota para São Sebastião, a equipe se manteve concentrada, acreditou até o fim e não desistiu em nenhum momento. Foi possível perceber uma evolução clara no comportamento, na postura em quadra e na confiança das atletas”, destacou o treinador de Ubatuba, Samuel Pedroso.

O secretário de Esportes e Lazer, Saulo Souza, ressaltou a importância da competição para o desenvolvimento das categorias de base e para a integração esportiva entre os municípios do Litoral Norte.

“Receber uma etapa da Copa Litoral Norte é importante para Ubatuba porque fortalece o esporte de base e oferece às nossas atletas a oportunidade de competir em casa. O resultado mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido e reforça o compromisso da Prefeitura em apoiar iniciativas que incentivem a formação esportiva, a participação e o desenvolvimento dos jovens”, afirmou Saulo Souza.

Após a etapa de Ubatuba, a competição seguirá para Caraguatatuba, nos dias 3 de outubro, com a categoria Sub-13, e 17 de outubro, com a categoria Sub-15. O encerramento será em São Sebastião, nos dias 21 de novembro, com o Sub-13, e 22 de novembro, com o Sub-15.

Classificação da etapa

1º lugar: São Sebastião — Diamante
2º lugar: Ubatuba — Ouro
3º lugar: Ilhabela — Prata
4º lugar: Caraguatatuba — Bronze

Resultados de Ubatuba

Ubatuba 2 x 0 Caraguatatuba
Ubatuba 2 x 0 Ilhabela
São Sebastião 2 x 1 Ubatuba

Sub-13 teve experiência em etapa regional

A equipe Sub-13 feminina de Ubatuba também esteve em quadra pela Copa Litoral Norte de Vôlei na semana anterior. O grupo terminou a etapa na quarta colocação, com a classificação Bronze. Para algumas atletas, a competição marcou a primeira participação em um torneio regional, contribuindo para o desenvolvimento e a formação esportiva da equipe.

Prefeitura presta orientações sobre entrevistas de emprego nesta terça-feira (23) – Agência de Notícias



22 de junho de 2026

18:20

Por: Luís Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), realiza nesta terça-feira (23) mais uma reunião com o tema “Preparação para a Entrevista de Emprego: Conectando Experiências e Oportunidades”, a partir das 9h30, na Casa do Trabalhador. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Para tanto, basta comparecer à Casa do Trabalhador, localizado no Centro da cidade.

A iniciativa faz parte do programa Tempo de Cuidar, voltado ao acolhimento e fortalecimento de trabalhadores em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. No encontro, a psicóloga Larissa Gonçalves falará sobre comunicação, postura, apresentação pessoal, dúvidas comuns sobre entrevistas e expectativas do ambiente profissional, entre outros temas.

Com reuniões semanais, às 9h30 das terças-feiras, o grupo “Preparação para a Entrevista de Emprego: Conectando Experiências e Oportunidades” oferece um espaço acolhedor, respeitoso e orientativo, que busca valorizar as experiências e fortalecer a confiança dos participantes para enfrentar entrevistas de emprego com mais preparo e tranquilidade.

O Tempo de Cuidar integra a frente psicossocial da Sert e faz parte das ações da Prefeitura de Sorocaba voltadas à promoção da empregabilidade com dignidade, unindo acolhimento, preparação e acesso ao mercado de trabalho.

A Casa do Trabalhador fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro (próxima ao Terminal São Paulo). Mais informações pelo WhatsApp (15) 99149-2474.

Martinelli admite substituir Raphinha e vê Neymar “querendo muito”

Por MRNEWS:

 O atacante Gabriel Martinelli admitiu a preferência por jogar na ponta esquerda do ataque, mas afirmou que, se o técnico Carlo Ancelotti precisar, atuará sem problemas no lado direito no duelo de quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), contra a Escócia, em Miami (Estados Unidos), pela terceira e última rodada do Grupo C da Copa do Mundo.

Embora não seja favorito, o jogador do Arsenal – que é destro – pode ser opção para o lugar de Raphinha, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita durante a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na última sexta (19), na Filadélfia (EUA). Os atacantes Rayan e Luiz Henrique, habitualmente utilizados pela direita, são os principais candidatos a saírem jogando.

“Primeiro, a gente fica triste pelo que aconteceu com o Rapha. Temos muitos jogadores de qualidade na frente. Eu, particularmente, prefiro jogar pela esquerda, mas no Arsenal já fiz a [ponta] direita. Fiz também com o Ancelotti [no amistoso] contra a França [derrota por 2 a 1, em 26 de março]. Estamos todos dando o melhor para estarmos preparados. A decisão é do mister”, disse Martinelli em entrevista coletiva nesta segunda (22), no The Ridge, hotel onde está hospedada a seleção brasileira em Nova Jersey.

Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido

Azul Visa Infinite x Azul Skyline Mastercard Black: Qual é o Melhor Cartão da Azul em 2026?

“Joguei [pela direita] no Arsenal quando o Bukayo Saka [atacante da seleção inglesa] se machucou. Se ele [Ancelotti] pedir para jogar de lateral-direito, eu faço. Claro, mister!”, completou o atleta, que entrou em campo aos 19 minutos da etapa final contra o Haiti.

O camisa 22 do Brasil atua na Inglaterra, assim como metade dos 26 convocados da Escócia para a Copa. Por conhecer boa parte dos jogadores que estão do outro lado do confronto de quarta, o atacante – no Arsenal desde 2019 – pregou cautela quanto ao adversário, mas reforçou a importância de buscar a vitória e, por consequência, a liderança do Grupo C, que pode auxiliar a logística para a sequência do torneio.

Se ficarem em primeiro, os brasileiros permanecem nos Estados Unidos durante todo o mata-mata e podem seguir baseados em Nova Jersey, onde estão desde a chegada. Caso acabe na segunda colocação, a Amarelinha terá de jogar os 16 avos de final no México, na cidade de Monterrey. Avançando às oitavas, a equipe voltaria para território norte-americano. Assim, seria necessário mudar a logística, com o Brasil ficando “itinerante” no Mundial.

“Com certeza, será um jogo muito difícil. A Escócia tem jogadores de qualidade na frente. Tem o [meia John] McGinn, que a gente sempre enfrenta, do Aston Villa. O [Andy] Robertson, do Liverpool. O [também lateral Kieran] Tierney [ex-Arsenal, atualmente no Celtic, do futebol escocês], que é um dos melhores caras que conheci no futebol. Rápido e humilde. Espero que não jogue tão bem na quarta [risos]”, comentou Martinelli.

França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa

Defesa do Irã brilha e segura o 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

“Queremos ir a Miami e ganhar, para classificarmos em primeiro e continuarmos aqui [em Nova Jersey], com todas as facilidades que tem, é muito melhor”, resumiu o brasileiro.

Martinelli foi questionado, também, sobre a volta do atacante Neymar aos treinos, após tratar uma lesão grau dois na panturrilha direita. Ele ainda respondeu se os jogadores estariam prontos para se dedicarem “10% a mais” se isso auxiliasse o rendimento do camisa 10.

“A gente correria 20, 30% a mais para potencializar o Ney ou o [atacante] Vini [Júnior], quem quer que seja. Se precisar defender em uma linha de cinco, não só eu, mas toda a equipe está se doando bastante. A gente quer ganhar a Copa, sabe da capacidade que temos. Correria 10, 20, 30, 40% a mais para isso”, afirmou o jogador do Arsenal.

“Ele [Neymar] está em um nível muito alto. A gente pode ver a qualidade dele no treinamento, que todo mundo já sabe. A intensidade, o jeito que ele voltou, a gente vê que está querendo muito. Ficamos felizes de ter um jogador como ele do nosso lado”, concluiu Martinelli.

IFSP abre 200 vagas para especialização gratuita em Atendimento Educacional Especializado – IFSP

Curso de pós-graduação lato sensu será ofertado na modalidade EaD, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2026

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio do Campus Capivari, publicou o processo seletivo para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado (AEE), com oferta de 200 vagas para ingresso no segundo semestre de 2026.

Gratuito e ofertado integralmente na modalidade de educação a distância (EaD), o curso tem carga horária de 360 horas, duração de três semestres e não exige atividades presenciais obrigatórias nos polos de apoio.

A especialização tem como objetivo capacitar professores para desenvolver, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas, com foco na acessibilidade e no atendimento ao público da Educação Especial.

Podem participar do processo seletivo candidatos com diploma, certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso de Licenciatura reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico unificado, com transmissão ao vivo, sem necessidade de participação presencial dos candidatos.

As inscrições estarão abertas de 23 a 29 de junho de 2026. O sorteio eletrônico está previsto para o dia 8 de julho, às 15h, e o início das aulas para 10 de agosto de 2026, uma segunda-feira.

As 200 vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência. Os estudantes serão vinculados a um dos polos localizados nos municípios de Jaú, Peruíbe, Santana de Parnaíba, São Paulo e Votorantim.

Os interessados devem ler atentamente o edital antes de realizar a inscrição, uma vez que não será permitida a substituição ou complementação de documentos após o envio do formulário eletrônico.

Mais informações sobre o processo seletivo, cronograma, documentação exigida e acesso ao formulário de inscrição estão disponíveis no site do Campus Capivari.

Mais informações:
Processo Seletivo da Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Turma 2026

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Por MRNEWS:

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável. 

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. 

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Cubanos superam venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil em 2025

Moraes autoriza defesa de Bolsonaro a acompanhar depoimento sobre arma

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

  • Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
  • Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. 

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. 

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. 

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta. 

Sabrina Sato faz anúncio emocionante e revela nova gravidez após período de dor

Confiança dos técnicos impulsiona bons resultados do BNDES, diz Lula

“A pólio está controlada entre nós. No entanto, a situação mundial vem apresentando surtos localizados que preocupam e aumentam o risco de chegar ao país. Então é melhor manter o esquema de dois reforços. Este é o padrão da Organização Mundial de Saúde”, complementa. 

Ainda de acordo com Isabela Ballalai, a vacina é recomendada aos menores de 5 anos porque essa é a faixa etária que têm maior risco de desenvolver quadros graves após a infecção pelo vírus. No entanto, em situações de surto, os adultos também podem ser vacinados. 

O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e em 1994 recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus. No entanto, apesar de estar erradicado em grande parte do globo, o vírus da polio ainda circula em alguns países e a vacinação é a única forma de prevenir a doença e evitar que ela volte a causar surtos, como foi no passado.

Entre os anos de 1968 e 1989 o Brasil registrou mais de 26 mil infecções por pólio. Geralmente o vírus causa sintomas leves, mas ele pode atingir o sistema nervoso central e causar paralisia e morte. Por isso, a poliomielite também é chamada de “paralisia infantil”. 

 

Comunicado Oficial – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que alguns medicamentos do Componente Especializado, cuja responsabilidade é do Governo do Estado, encontram-se temporariamente em falta.

O desabastecimento ocorre em razão de atraso na entrega por parte das empresas fornecedoras estaduais, responsáveis pela aquisição e distribuição desses medicamentos. Assim que houver o repasse ao Município, a dispensação será imediatamente normalizada.

As equipes da Secretaria de Saúde estão adotando todas as medidas possíveis, incluindo o remanejamento de medicamentos, a fim de minimizar impactos e garantir o atendimento aos munícipes.

A Prefeitura de Guaratinguetá segue acompanhando a situação, reafirmando seu compromisso com a transparência e com a saúde da população.